Ensino de termologia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio de metodologias ativas de aprendizagem
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Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
O ensino de Física nas escolas públicas brasileiras enfrenta desafios como falta de capacitação docente, escassez de recursos e desinteresse dos alunos. Soma-se a isso a falta de estrutura e o excesso de trabalho, que dificultam a inovação nas metodologias de ensino, favorecendo abordagens tradicionais que não incentivam a autonomia dos alunos. Em resposta a esses desafios, o objetivo deste trabalho foi promover o ensino de Termologia para alunos do segundo ano do ensino médio, na modalidade Ed ...
O ensino de Física nas escolas públicas brasileiras enfrenta desafios como falta de capacitação docente, escassez de recursos e desinteresse dos alunos. Soma-se a isso a falta de estrutura e o excesso de trabalho, que dificultam a inovação nas metodologias de ensino, favorecendo abordagens tradicionais que não incentivam a autonomia dos alunos. Em resposta a esses desafios, o objetivo deste trabalho foi promover o ensino de Termologia para alunos do segundo ano do ensino médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos, utilizando metodologias ativas de aprendizagem. A proposta incluiu uma sequência didática, através de cinco períodos, com o uso do método IpC, estudos de caso e experimentos de baixo custo, buscando posicionar o aluno como sujeito participante e ativo no processo de aprendizagem. A sequência destaca a contextualização e os conhecimentos prévios dos alunos como aspectos fundamentais para a Aprendizagem Significativa, promovendo sua participação ativa e autonomia ao relacionar teoria e prática. O método IpC revelou-se eficaz para despertar o interesse dos alunos e garantir uma experiência educacional mais atrativa e participativa, proporcionando feedback imediato ao professor e permitindo ajustes de conteúdo conforme as lacunas percebidas. Com o uso de estudos de caso, foi possível contextualizar conceitos de Termologia, relacionando-os a problemas do mundo real e aprimorando habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas. Além disso, experimentos de baixo custo também foram realizados, com o objetivo de mostrar a teoria aplicada em situações empíricas que geram reflexão sobre acontecimentos cotidianos. Os resultados foram avaliados por meio de um pré-teste e um pós-teste: entre a aplicação do primeiro e do segundo e último teste, houve um avanço de 41,18% na aquisição de conhecimento dos alunos. ...
Abstract
Physics teaching in Brazilian public schools faces real challenges, such as a lack of resources, teachers' improvement programs, and students' growing disinterest in the subject. In addition, the excessive workload and problems with basic infrastructure present issues for innovation of learning methodologies, so traditional approaches prevail, pruning students' autonomy. In response, this work's primary goal is to improve thermology teaching to high school second-grade students in youth and adu ...
Physics teaching in Brazilian public schools faces real challenges, such as a lack of resources, teachers' improvement programs, and students' growing disinterest in the subject. In addition, the excessive workload and problems with basic infrastructure present issues for innovation of learning methodologies, so traditional approaches prevail, pruning students' autonomy. In response, this work's primary goal is to improve thermology teaching to high school second-grade students in youth and adult education using active learning methodologies. The proposal included a didactic sequence over five periods, using the IpC method, case studies, and low-cost experiments to position the student as a participant and active subject in the learning process. The sequence highlights contextualization and students' previous knowledge as fundamental aspects of Meaningful Learning, promoting active participation and autonomy by relating theory and practice. The IpC method proved effective in arousing student interest and ensuring a more attractive and participatory educational experience, providing immediate feedback to the teacher and allowing content adjustments according to perceived gaps. The IpC method proved effective in arousing student interest and ensuring a more attractive and participatory educational experience, providing immediate feedback to the teacher and allowing content adjustments according to perceived gaps. Using case studies, it was possible to contextualize thermology concepts, relate them to real-world problems, and improve critical thinking and problem-solving skills. In addition, low-cost experiments were also carried out to show how theory can be applied in empirical situations that generate reflection on everyday events. The results were evaluated using a pre-test and a post-test: between the first test and the second and final test, the student's knowledge acquisition improved by 41.18%. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.
Coleções
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Multidisciplinar (2688)
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