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dc.contributor.advisorKarnopp, Lodenir Beckerpt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Daniel Duartept_BR
dc.date.accessioned2025-09-24T06:56:38Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/297233pt_BR
dc.description.abstractEsta tese é uma pesquisa realizada na articulação entre os campos teóricos dos Estudos Surdos, da Educação Matemática e dos Estudos Culturais em Educação, buscando pela resposta à seguinte questão: quais são as representações sobre os materiais didáticos ofertados no ensino de Matemática do ensino médio em escolas de surdos no Rio Grande do Sul? O objetivo deste trabalho, portanto, é analisar representações sobre materiais didáticos de Matemática ofertados para surdos no Ensino Médio com o objetivo de responder à questão proposta. Além disso, esta tese também se propõe a: identificar como os materiais didáticos do Ensino Médio têm sido disponibilizados no ensino de Matemática; especificar as fontes e/ou os critérios empregados pelos docentes para o uso de materiais de Matemática no ensino médio para alunos surdos. Os objetos de análise desta pesquisa foram as narrativas docentes, produzidas a partir da realização de entrevistas com quatro docentes de Matemática que ministram aulas no ensino médio em escolas bilíngues de surdos. As entrevistas foram realizadas de forma síncrona, online, através de uma videoconferência na plataforma Webconf da Universidade Federal de Pelotas. Operando o conceito de representação (HALL, 2016) a partir dos dados analisados, verifiquei que, durante o período pandêmico, o ensino remoto de Matemática para surdos foi afetado pela carência de recursos e equipamentos, prejudicando o acesso dos alunos às atividades virtuais. Os alunos surdos do ensino médio foram representados como sujeitos com dificuldades na leitura e escrita da língua portuguesa, bem como em conhecimentos básicos de matemática. O único material didático oferecido pelas escolas/governos foi o livro didático de Matemática; contudo, os docentes consideram esse recurso como inadequado para seus alunos, uma vez que o conteúdo está em língua portuguesa. As narrativas docentes reforçam a ausência de recursos didáticos para surdos, cabendo aos professores realizar ações pedagógicas direcionadas à busca, à adaptação e à construção/reprodução de materiais didáticos que possam disponibilizar aos seus alunos. Os principais locais de buscas por materiais didáticos de Matemática no ensino médio representados pelos docentes são a internet e o YouTube; além disso, a visualidade dos materiais é considerado um critério de seleção comum. Apesar de existir uma produção de recursos didáticos realizada pelos docentes, eles não têm sido compartilhados, o que pode estar relacionado à comparação feita pelos professores entre as suas produções e os materiais criados por equipes multidisciplinares, considerados como os materiais de qualidade. Além disso, destaca-se que os docentes representam os materiais didáticos de Matemática ofertados para os alunos surdos do ensino médio a partir da interpretação/significação das culturas/discursos presentes na intersecção entre a Educação de Surdos e a Educação Matemática.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is a research carried out in conjunction between the theoretical fields of Deaf Studies, Mathematics Education and Cultural Studies in Education, seeking the answer to the following question: what are the representations of the teaching materials offered in high school Mathematics teaching in schools for the deaf in Rio Grande do Sul? The objective of this work is, therefore, to analyze representations of Mathematics teaching materials offered to deaf people in high school with the aim of answering the proposed question. Additionally, this dissertation also proposes to: identify how high school teaching materials have been made available in the teaching of Mathematics; specify the sources and/or criteria used by teachers for the use of Mathematics materials in high school for deaf students. The objects of analysis of this research were the teaching narratives, produced from interviews with four Mathematics teachers who teach high school classes in bilingual schools for the deaf. The interviews were carried out synchronously, online, through a video conference on the Webconf platform of the Federal University of Pelotas. Using the concept of representation (HALL, 2016) based on the data analyzed, I verified that, during the pandemic period, remote teaching of Mathematics for the deaf was affected by the lack of resources and equipment, hindering students' access to virtual activities. Deaf high school students were represented as individuals with difficulties in reading and writing the Portuguese language, as well as in basic knowledge of mathematics. The only teaching material offered by schools/governments was the Mathematics textbook; however, teachers consider this resource to be inappropriate for their students, since the content is in Portuguese. The teaching narratives reinforce the absence of teaching resources for the deaf, with teachers being responsible for accomplishing pedagogical actions aimed at searching, adapting and constructing/reproducing teaching materials that they can make available to their students. The main places for searching for Mathematics teaching materials in high school represented by teachers are the internet and YouTube; Furthermore, the visuality of materials is considered a common selection criterion. Although there is a production of teaching resources carried out by teachers, they have not been shared, which may be related to the comparison made by teachers between their productions and materials created by multidisciplinary teams, considered to be quality materials. Moreover, it is noteworthy that teachers represent the Mathematics teaching materials offered to deaf high school students based on the interpretation/meaning of cultures/discourses present at the intersection between Deaf Education and Mathematics Education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectDeaf educationen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.titleMateriais didáticos de matemática para alunos surdos do ensino médio no Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001280945pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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