Desempenho matemático de alunos surdos : uma análise da perspectiva de professores de matemática em uma escola bilíngue de surdos em Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a percepção de professores de matemática de uma escola bilíngue de surdos em Porto Alegre sobre o desempenho matemático de seus alunos. Os aportes teóricos se baseiam nos Estudos Surdos em Educação e em pesquisas da Educação Matemática que envolvem a educação bilíngue de surdos. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, feitas com dois professores de matemá ...
A presente pesquisa tem por objetivo analisar a percepção de professores de matemática de uma escola bilíngue de surdos em Porto Alegre sobre o desempenho matemático de seus alunos. Os aportes teóricos se baseiam nos Estudos Surdos em Educação e em pesquisas da Educação Matemática que envolvem a educação bilíngue de surdos. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, feitas com dois professores de matemática com perfil correspondente ao do objetivo proposto. A estratégia analítica não segue um método específico pré-determinado, mas uma análise sistemática construída a partir da identificação de recorrências e construção de unidades temáticas devidamente sustentadas. As entrevistas evidenciam relatos convergentes quanto à necessidade de respeito à diferença surda e à língua de sinais, privilegiando-se o ensino pautado pela Pedagogia Surda. Apesar disso, também mostram uma defasagem no desempenho de alunos surdos na interpretação de problemas e na compreensão de conceitos matemáticos, mobilizadas pelas dificuldades impostas pela língua portuguesa e pela interpretação textual em geral. Por fim, destaca-se que poucos alunos surdos têm interesse na vida acadêmica e, os poucos que realizam a prova, apresentam resultados aquém da média geral, mesmo com as questões adequadamente traduzidas para a Libras. ...
Abstract
This research aims to analyze the perception of mathematics teachers at a bilingual school for the deaf in Porto Alegre regarding the mathematical performance of their students. The theoretical contributions are based on Deaf Studies in Education and on research in Mathematics Education involving bilingual education for the deaf. Methodologically, it is characterized as a qualitative research, whose data were produced through semi-structured interviews, conducted with two mathematics teachers w ...
This research aims to analyze the perception of mathematics teachers at a bilingual school for the deaf in Porto Alegre regarding the mathematical performance of their students. The theoretical contributions are based on Deaf Studies in Education and on research in Mathematics Education involving bilingual education for the deaf. Methodologically, it is characterized as a qualitative research, whose data were produced through semi-structured interviews, conducted with two mathematics teachers with profiles corresponding to the proposed objective. The analytical strategy does not follow a specific, pre-determined method, but a systematic analysis constructed from the identification of recurrences and the construction of duly supported thematic units. The interviews evidence convergent reports regarding the need to respect the deaf difference and sign language, prioritizing teaching guided by Deaf Pedagogy. Despite this, they also show a gap in the performance of deaf students in the interpretation of problems and the understanding of mathematical concepts, mobilized by the difficulties imposed by the Portuguese language and textual interpretation in general. Finally, it is worth noting that few deaf students are interested in academic life, and the few who do take the test perform below the general average, even with the questions properly translated into Libras. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Matemática (425)
Este item está licenciado na Creative Commons License


