Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarneiro, Fernando Henrique Fogaçapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Laura Rolim dept_BR
dc.date.accessioned2025-09-09T06:56:03Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/296371pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo analisar a percepção de professores de matemática de uma escola bilíngue de surdos em Porto Alegre sobre o desempenho matemático de seus alunos. Os aportes teóricos se baseiam nos Estudos Surdos em Educação e em pesquisas da Educação Matemática que envolvem a educação bilíngue de surdos. Metodologicamente, caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, feitas com dois professores de matemática com perfil correspondente ao do objetivo proposto. A estratégia analítica não segue um método específico pré-determinado, mas uma análise sistemática construída a partir da identificação de recorrências e construção de unidades temáticas devidamente sustentadas. As entrevistas evidenciam relatos convergentes quanto à necessidade de respeito à diferença surda e à língua de sinais, privilegiando-se o ensino pautado pela Pedagogia Surda. Apesar disso, também mostram uma defasagem no desempenho de alunos surdos na interpretação de problemas e na compreensão de conceitos matemáticos, mobilizadas pelas dificuldades impostas pela língua portuguesa e pela interpretação textual em geral. Por fim, destaca-se que poucos alunos surdos têm interesse na vida acadêmica e, os poucos que realizam a prova, apresentam resultados aquém da média geral, mesmo com as questões adequadamente traduzidas para a Libras.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to analyze the perception of mathematics teachers at a bilingual school for the deaf in Porto Alegre regarding the mathematical performance of their students. The theoretical contributions are based on Deaf Studies in Education and on research in Mathematics Education involving bilingual education for the deaf. Methodologically, it is characterized as a qualitative research, whose data were produced through semi-structured interviews, conducted with two mathematics teachers with profiles corresponding to the proposed objective. The analytical strategy does not follow a specific, pre-determined method, but a systematic analysis constructed from the identification of recurrences and the construction of duly supported thematic units. The interviews evidence convergent reports regarding the need to respect the deaf difference and sign language, prioritizing teaching guided by Deaf Pedagogy. Despite this, they also show a gap in the performance of deaf students in the interpretation of problems and the understanding of mathematical concepts, mobilized by the difficulties imposed by the Portuguese language and textual interpretation in general. Finally, it is worth noting that few deaf students are interested in academic life, and the few who do take the test perform below the general average, even with the questions properly translated into Libras.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMathematics teachingen
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectDeaf educationen
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectBilingual schoolen
dc.subjectLinguagem de sinais : Deficientes auditivos : Surdospt_BR
dc.subjectLibrasen
dc.titleDesempenho matemático de alunos surdos : uma análise da perspectiva de professores de matemática em uma escola bilíngue de surdos em Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001292664pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples