Educação das relações étnico-raciais e os ensino de Física e de Astronomia no Brasil : explorando novas perspectivas na formação docente
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo investiga o tratamento da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no ensino de física e astronomia em universidades federais brasileiras e nos Mestrados Profissionais da área, com o objetivo de compreender como questões de raça, racismo e poder são abordadas e como a Teoria Crítica da Raça (TCR) pode contribuir para uma integração mais efetiva dessas concepções. A pesquisa se desenvolveu em três direções: uma revisão da literatura sobre a aplicação da TCR na educação científica, ...
Este estudo investiga o tratamento da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no ensino de física e astronomia em universidades federais brasileiras e nos Mestrados Profissionais da área, com o objetivo de compreender como questões de raça, racismo e poder são abordadas e como a Teoria Crítica da Raça (TCR) pode contribuir para uma integração mais efetiva dessas concepções. A pesquisa se desenvolveu em três direções: uma revisão da literatura sobre a aplicação da TCR na educação científica, uma análise discursiva dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs) de licenciatura em física, e uma análise das produções dos Mestrados Profissionais em Ensino de Física e Astronomia. A busca nas bases de dados ERIC (Educational Resource Information Centre), Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e SciELO (Scientific Electronic Library Online) e a posterior análise dos artigos indicaram que, no Brasil, o debate sobre a TCR é incipiente no contexto da educação científica, destacando a necessidade de mais estudos e discussões. Utilizando a perspectiva foucaultiana de análise discursiva, o mapeamento dos PPCs revelou que os programas de formação docente inicial de Física não incluem de maneira significativa a discussão sobre ERER em seus currículos. Além disso, no processo de análise documental identificamos apenas 0,3% das dissertações e produtos educacionais dos Mestrados Profissionais abordam ERER. Concluímos que há um potencial significativo para o ensino de física e astronomia contribuir para uma educação antirracista, desde que as questões étnico-raciais sejam integradas de forma mais consciente e sistemática em suas práticas educativas. ...
Abstract
This study investigates the treatment of Ethnic-Racial Relations Education (ERRE) in Physics and Astronomy Teaching at Brazilian federal universities and in Professional Master's Degrees in the area, with the aim of understanding how issues of race, racism and power are addressed and how Critical Race Theory (CRT) can contribute to a more effective integration of these conceptions. The research was carried out in three directions: a review of the literature on the application of CRT in science ...
This study investigates the treatment of Ethnic-Racial Relations Education (ERRE) in Physics and Astronomy Teaching at Brazilian federal universities and in Professional Master's Degrees in the area, with the aim of understanding how issues of race, racism and power are addressed and how Critical Race Theory (CRT) can contribute to a more effective integration of these conceptions. The research was carried out in three directions: a review of the literature on the application of CRT in science education, a discursive analysis of the Pedagogical Projects of Physics Degree Courses (PPCs), and an analysis of the productions of the Professional Master's Degrees in Physics Teaching and Astronomy. The search in the ERIC (Educational Resource Information Center), CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) and SciELO (Scientific Electronic Library Online) databases and the subsequent analysis of the articles indicated that, in Brazil, the debate on RCT is incipient in the context of science education, highlighting the need for further studies and discussions. Using the Foucauldian perspective of discourse analysis, the mapping of the PPCs revealed that the initial physics teacher training programs do not significantly include the discussion of ERRE in their curricula. In addition, in the process of document analysis, we identified only 0.3% of the dissertations and educational products of the Professional Master's Degrees address ERRE. We conclude that there is significant potential for physics and astronomy teaching to contribute to anti-racist education, provided that ethnic-racial issues are integrated more consciously and systematically into their educational practices. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Física. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física.
Coleções
-
Multidisciplinar (2688)Ensino de Física (214)
Este item está licenciado na Creative Commons License
