Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAragón de Nevado, Rosanept_BR
dc.contributor.authorCabral, Cristiane Pelisollipt_BR
dc.date.accessioned2011-06-02T06:00:34Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/29314pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação objetivou investigar as estratégias cognitivas de resolução de problemas em Robótica Educacional (RE) utilizando o kit semiestruturado LEGO Mindstorms® 9793 e programação RoboLab®. Com base na teoria da Microgênese Cognitiva, de Bärbel Inhleder, foram investigadas as estratégias cognitivas do sujeito psicológico para resolver problemas de Robótica Educacional. O estudo baseou-se na análise do caso de seis sujeitos, alunos de Robótica Educacional em nível de Ensino Fundamental, que resolveram individualmente um problema de RE. O procedimento de resolução do problema foi gravado em vídeo e analisado com suporte do software Transana®. A análise do procedimento dos sujeitos em situação de resolução de problema de Robótica Educacional com enfoque nas microgêneses cognitivas possibilitou visualizar como acontece a construção das estratégias de resolução de problemas através da elaboração da representação mental e construção ou atualização dos esquemas familiares através da ação do sujeito sobre os objetos e sobre si mesmo no nível operatório concreto. Os resultados finais apontam contribuições da análise microgenética para refletir a macrogênese cognitiva, além de indicar contribuições para o ensino de robótica e para o ensino em geral, voltado para a resolução de problemas e construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis investigated the cognitive strategies for problem solving in Educational Robotics (ER) with the LEGO® Mindstorms 9793 kit and programming with RoboLab®. The cognitive strategies of a psychological subject solving problems of Educational Robotics were investigated using the Bärbel‘s Inhleder theory of cognitive microgenesis. The study was based on the analysis of six subjects, students of Educational Robotics in basic education level, whom individually solved a problem using the ER LEGO® kit. The procedure for solving the problem was recorded and analyzed with the help of Transana® software. The analysis of the subjects‘ procedure in a situation of problem solving on Educational Robotics, focusing on cognitive microgeneses, enabled the visualization of how happen the construction of strategies for problem solving through the development of mental representation and construction or upgrading of familiar schemes by the action of the subject over objects and over himself in the concrete operational level. The final results indicate the contributions from microgenetic analysis to reflect the cognitive macrogenesis besides indicating contributions to robotics teaching and teaching in general focused on problem solving and knowledge construction.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational roboticsen
dc.subjectRobótica educacionalpt_BR
dc.subjectResolução de problemaspt_BR
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectMicrogenesisen
dc.subjectCognitive developmenten
dc.subjectConstrução do conhecimentopt_BR
dc.subjectStrategyen
dc.subjectConstruction of knowledgeen
dc.titleRobótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000776120pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2011pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples