As produções audiovisuais escolares e os festivais de cinema estudantil : quando os sentidos produzem saberes para a construção do conhecimento
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Em um tempo favorável à produção audiovisual escolar este estudo considera o encontro entre Cinema e Educação como possibilidade de transformação pedagógica e potencializadora de aprendizagens e experiências comunicativas, propondo o Cinema para além da contemplação. Os estudantes anunciam a participação de seus projetos e produções em festivais. Estes eventos, originalmente formatados a receber produções cinematográficas comerciais ou de estudantes de Cinema, se reconfiguram em novas propostas ...
Em um tempo favorável à produção audiovisual escolar este estudo considera o encontro entre Cinema e Educação como possibilidade de transformação pedagógica e potencializadora de aprendizagens e experiências comunicativas, propondo o Cinema para além da contemplação. Os estudantes anunciam a participação de seus projetos e produções em festivais. Estes eventos, originalmente formatados a receber produções cinematográficas comerciais ou de estudantes de Cinema, se reconfiguram em novas propostas, recebendo produções elaboradas por estudantes da Educação Básica e partilhando essas produções com o público, estabelecendo uma conjuntura que merece atenção. O presente trabalho tem como principal objetivo discutir as potências do encontro entre Cinema e Educação, bem como a contribuição dos festivais de Cinema Estudantil na visibilização das narrativas estudantis. A tese está estruturada em formato multipaper, conforme as normas do Regimento do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências. Sendo assim, é composta por dois capítulos introdutórios, uma coletânea de artigos e um capítulo com as considerações finais. A proposta metodológica se estabelece no campo das Ciências Sociais, por meio de uma pesquisa exploratória, propondo o Pluralismo Metodológico. Em sua primeira etapa, o estudo atende ao embasamento conceitual acerca da interseção entre Cinema e Educação, concretizado por meio de uma pesquisa bibliográfica. Para as demais etapas, o estudo recorre a um mapeamento dos festivais de Cinema Estudantil e sua identificação enquanto comunidades/espaços de fomento à produção e compartilhamento das narrativas estudantis. Deste mapeamento, um recorte elege o Festival São Leo em Cine, que apresenta como pré-requisito para inscrição a submissão de um relato pedagógico, elemento considerado para análise de conteúdo. Por fim, a tese se ocupa da análise das narrativas de gênero nas produções audiovisuais escolares participantes do festival mapeado. Os resultados estão apresentados nos quatro artigos evidenciam que a interseção entre Cinema e Educação promove experiências coletivas, conhecimentos compartilhados e situações que possibilitam expressão e diálogo, o que é de considerável interesse acadêmico. Para além de um conteúdo curricular, outros elementos se apresentam potentes e são discutidos nos artigos. No multiverso dialógico entre Cinema e Educação, os festivais de Cinema Estudantil se estabelecem como interlocutores, cada evento com peculiaridades que refletem as diferentes formas de pensar e visibilizar o audiovisual do contexto escolar. Além disso, identificou-se no município de São Leopoldo o propósito de estabelecer uma política pública para a Educação Audiovisual. Todos os atravessamentos e temáticas entendidos como relevantes, instigantes ou mobilizadores para os estudantes desta rede tomaram as telas do Festival São Leo em Cine e seus canais digitais, disseminando suas experiências e propagando aquilo que se constitui na vivência escolar. As discussões sobre gênero e sexualidade como escopo central da narrativa foram encontradas em um quinto dos curtas analisados, evidenciando por parte da escola certa movimentação sobre a necessidade de um olhar que ultrapasse uma concepção sexista de sociedade e possibilite uma educação igualitária. ...
Abstract
In a time favorable to school-based audiovisual production, this study considers the intersection between Cinema and Education as a possibility for pedagogical transformation and the enhancement of learning and communicative experiences, proposing Cinema as something beyond mere contemplation. Students announce the participation of their projects and productions in festivals. These events, originally designed to showcase commercial cinematic works or those produced by film students, are being r ...
In a time favorable to school-based audiovisual production, this study considers the intersection between Cinema and Education as a possibility for pedagogical transformation and the enhancement of learning and communicative experiences, proposing Cinema as something beyond mere contemplation. Students announce the participation of their projects and productions in festivals. These events, originally designed to showcase commercial cinematic works or those produced by film students, are being reconfigured to embrace new proposals—welcoming productions created by students from Basic Education and sharing them with the public, thereby establishing a context that deserves attention. The main objective of this study is to discuss the potential of the convergence between Cinema and Education, as well as the contribution of Student Film Festivals in making student narratives more visible. The dissertation is structured in a multipaper format, in accordance with the guidelines of the Graduate Program in Science Education. It consists of two introductory chapters, a collection of articles, and a final considerations chapter. The methodological approach is grounded in the field of Social Sciences, through exploratory research and proposing Methodological Pluralism. The first phase of the study involves conceptual grounding on the intersection of Cinema and Education, carried out through bibliographic research. In the subsequent phases, the study maps Student Film Festivals, identifying them as communities/spaces that foster the production and sharing of student narratives. From this mapping, one specific festival São Leo em Cine—was selected, which requires the submission of a pedagogical report as part of its entry process, a component used for content analysis. Finally, the thesis analyzes gender narratives in school audiovisual productions that participated in the mapped festival. The results, presented across four articles, demonstrate that the intersection of Cinema and Education promotes collective experiences, shared knowledge, and situations that allow for expression and dialogue, which are of considerable academic interest. Beyond curricular content, other powerful elements emerge and are discussed in the articles. In the dialogic multiverse of Cinema and Education, Student Film Festivals establish themselves as interlocutors, each with unique characteristics reflecting different ways of thinking about and making visible school-based audiovisual production. Furthermore, the city of São Leopoldo was identified as pursuing a public policy for Audiovisual Education. All the themes and intersections considered relevant, provocative, or engaging by the students in this network were brought to the screens of the São Leo em Cine Festival and its digital platforms, spreading their experiences and giving voice to their school lives. Discussions on gender and sexuality as central themes of the narratives were found in one-fifth of the short films analyzed, indicating some movement within schools toward a perspective that goes beyond a sexist view of society and enables a more egalitarian education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
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Multidisciplinar (2612)
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