Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorPereira, Alexsandro Pereira dept_BR
dc.contributor.authorLovison, Igor Dalboscopt_BR
dc.date.accessioned2025-03-28T06:44:11Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/289251pt_BR
dc.description.abstractA comunidade de pesquisa em Educação em Ciências tem, nas últimas décadas, valorizado o diálogo entre os conhecimentos científicos e os saberes de povos indígenas, buscando minimizar os conflitos presentes nas relações em contextos interculturais. Este estudo busca colaborar com a área e investigar essas interações entre os saberes de uma comunidade Mbyá-Guarani e os conhecimentos científicos, com foco nas narrativas sobre o Sol e a Lua no contexto da educação escolar indígena. O objetivo central da pesquisa é analisar como os estudantes Mbyá-Guarani se relacionam com o discurso científico em termos de domínio, apropriação e resistência, considerando as diferenças epistemológicas entre suas cosmologias. A pesquisa busca reconhecer como a comunidade molda sua visão do céu por meio da sua memória cultural e a relação que isso pode acarretar para o Ensino de Ciências na escola indígena. Por meio de oficinas de Astronomia na escola indígena, foram apresentados conceitos científicos sobre esses fenômenos celestes na visão da cultura científica. A partir de uma perspectiva sociocultural, baseada nos trabalhos de James V. Wertsch, a pesquisa evidencia que a comunidade pode dominar os conceitos científicos, mas que tanto as lideranças quando os estudantes tendem a mobilizar diferentes estratégias ao se depararem com o discurso científico. A pesquisa demonstrou que a tensão entre as formas de conhecimento dessa comunidade MbyáGuarani e as formas de conhecimento da cultura científica se reflete no processo de ensino, evidenciando desafios e oportunidades para a educação intercultural. No entanto, o ensino de ciências frequentemente desconsidera essa diversidade de saberes, podendo contribuir para a substituição dos conhecimentos tradicionais pelos da cultura eurocêntrica. Este estudo contribui para a compreensão do Ensino de Ciências em comunidades indígenas ao destacar a mudança do papel da escola, em que buscava “educar” a comunidade, para então apresentar a sua cultura como estrangeira, comparando e relativizando-as.pt_BR
dc.description.abstractThe Science Education research community has, in recent decades, valued the dialogue between scientific knowledge and the wisdom of Indigenous peoples, seeking to minimize conflicts present in intercultural contexts. This study aims to contribute to the field by investigating these interactions between the knowledge of a Mbyá-Guarani community and scientific knowledge, focusing on narratives about the Sun and the Moon in the context of Indigenous school education. The main objective of the research is to analyze how Mbyá-Guarani students relate to scientific discourse in terms of mastery, appropriation, and resistance, considering the epistemological differences between their cosmologies. The research seeks to understand how the community shapes its view of the sky through its cultural memory and the implications this may have for Science Education in Indigenous schools. Through Astronomy workshops in the Indigenous school, scientific concepts about these celestial phenomena were presented from the perspective of scientific culture. From a sociocultural perspective, based on the work of James V. Wertsch, the research highlights that the community can master scientific concepts, but both leaders and students tend to mobilize different strategies when confronted with scientific discourse. The research demonstrates that the tension between the forms of knowledge of this Mbyá-Guarani community and the forms of knowledge of scientific culture is reflected in the teaching process, revealing challenges and opportunities for intercultural education. However, science teaching often disregards this diversity of knowledge, which can contribute to the replacement of traditional knowledge with that of Eurocentric culture. This study contributes to the understanding of Science Education in Indigenous communities by highlighting the shift in the role of the school, which previously sought to "educate" the community, to now presenting its culture as foreign, comparing and relativizing them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSociocultural analysisen
dc.subjectScience educationen
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectMbyá-guaranipt_BR
dc.subjectIndigenous educationen
dc.subjectMemória culturalpt_BR
dc.subjectMbyá-guaranien
dc.subjectCultural memoryen
dc.titleNarrativas sobre o céu como ferramentas culturais : um encontro entre a memória cultural Mbyá-Guarani e a Ciência oficialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPavani, Daniela Borgespt_BR
dc.identifier.nrb001244265pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem