Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPossamai, Zita Rosanept_BR
dc.contributor.authorJosé, Rossana Klippel de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-20T06:55:08Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288681pt_BR
dc.description.abstractA dissertação aborda a dimensão educativa do Centro Popular da Mulher (CPM), entidade feminista criada em 1985 em Goiânia, Goiás. A pesquisa utiliza a coleção fotográfica do CPM como corpus empírico, com foco nas imagens relacionadas à IV Conferência Mundial sobre a Mulher (Pequim, 1995). Fundamentada na História Cultural e da Educação, com ênfase em gênero, memória e cultura visual, analisa representações do feminismo contidas nas fotografias. O estudo revela como essas imagens narram trajetórias de resistência e articulação política das mulheres goianas, contribuindo para a preservação e disseminação das memórias feministas. Foram analisadas 22 fotografias que fazem parte do acervo fotográfico do CPM. A metodologia de análise das imagens é alicerçada na bibliografia de Ana Maria Mauad (1996; 2005). A partir das análises, identificam-se as representações de organização visual, diálogo, protagonismo e movimento. A dissertação reforça o papel educativo da cultura visual na construção de reflexões sobre igualdade de gênero e lutas sociais.pt_BR
dc.description.abstractThe dissertation examines the educational dimension of the Centro Popular da Mulher (CPM), a feminist organization founded in 1985 in Goiânia, Goiás. The research uses the CPM’s photographic collection as its empirical corpus, focusing on images related to the IV World Conference on Women (Beijing, 1995). Grounded in Cultural and Educational History, with an emphasis on gender, memory, and visual culture, it analyzes representations of feminism captured in the photographs. The study reveals how these images narrate trajectories of resistance and political articulation of women from Goiás, contributing to the preservation and dissemination of feminist memories. A total of 23 photographs from the CPM’s collection were analyzed. The methodology for image analysis is based on the works of Ana Maria Mauad (1996; 2005). From the analyses, representations of visual organization, dialogue, protagonism, and movement are identified. The dissertation highlights the educational role of visual culture in fostering reflections on gender equality and social struggles.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhotographyen
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectFeminismen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.subjectVisual Cultureen
dc.subjectCentro Popular da Mulher de Goiásen
dc.subjectMemoryen
dc.titleDe Goiânia a Pequim : imagens fotográficas do Centro Popular da Mulher de Goiás (CPM)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001243414pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples