Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLoponte, Luciana Gruppellipt_BR
dc.contributor.authorSirangelo, Luisa Guazzellipt_BR
dc.date.accessioned2025-03-20T06:54:30Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/288622pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação surge com o objetivo de relacionar os conceitos de infância, docência e arte contemporânea a partir de uma discussão sobre o livro ilustrado. Refletindo sobre a presença da arte na educação para a infância através das ilustrações literárias, também são discutidas questões relacionadas à formação docente para a Educação Infantil, à mediação de leitura e à cultura visual na vida das crianças contemporâneas. O trabalho desenvolve-se em três movimentações metodológicas principais: a primeira é uma discussão teórica, que pretende dialogar com diferentes autores dos campos da pedagogia da infância (Cunha, 2022; Oliveira-Formosinho, 2007;), do ensino de arte (Lombardi, 2021; Loponte, 2008;) e da literatura infantil (Nunes, 2021; Nikolajeva, 2011). A segunda movimentação metodológica do trabalho está no desenvolvimento de uma dissertação ilustrada, com influências nas teorias de Pesquisa Baseada em Artes (PBA) e de Pesquisa Educacional Baseada em Artes (PEBA) (Dias, 2024) e na Art/o/grafia (Irwin, 2024). Outra questão presente na metodologia do trabalho é a análise e a discussão de quatro obras literárias ilustradas, com enfoque em sua relação com os conceitos de infância, docência e arte contemporânea. Defende-se a importância da presença das artes no ensino com crianças e a potência do livro ilustrado como obra de arte a ser explorada pela infância e pelos docentes, sendo eles os primeiros mediadores de leitura na sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation aims to relate the concepts of childhood, teaching and contemporary art based on a discussion about picturebooks. Reflecting on the presence of art in early childhood education through literary illustrations, issues related to teacher training for Early Childhood Education, reading mediation and visual culture in the lives of contemporary children are also discussed. The work is developed in three main methodological movements: the first is a theoretical discussion, which aims to dialogue with different authors from the fields of childhood pedagogy (Cunha, 2022; Oliveira-Formosinho, 2007;), art education (Lombardi, 2021; Loponte, 2008;) and children's literature (Nunes, 2021; Nikolajeva, 2011). The second methodological movement of the work is the development of an illustrated dissertation, with influences on the theories of Arts-Based Research (ABR) and Arts-Based Educational Research (ABR) (Dias, 2024) and Art/o/graphy (Irwin, 2024). Another issue present in the methodology is the analysis and discussion of four picturebooks, focusing on their relationship with the concepts of childhood, teaching and contemporary art. The importance of arts in children´s early education and the power of picturebooks as a work of art to be explored by children and teachers are defended along this work, as they are going to be the first mediators of reading for the children.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectContemporary arten
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectIlustraçãopt_BR
dc.subjectChildren's picturebooksen
dc.titleLivro ilustrado : encontros com infância, docência e arte contemporâneapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001243418pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples