O efeito causal da co-criação de políticas públicas e marketing na criação de empresas em smart cities
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Data
2025Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
As cidades industriais criaram respostas produtivas a um mercado de escassez e deixaram externalidades urbanas que precisam de intervenções. Para se tornarem sustentáveis no longo prazo, as smart cities emergem como uma abordagem de gestão integrada e eficiente, que envolve governos, políticas públicas, cidadãos, empresas e demais partes interessadas, que juntas promovem a criação de valor. Em marketing, essa dinâmica é amplamente conhecida, denomina-se co-criação, diálogo entre as partes inter ...
As cidades industriais criaram respostas produtivas a um mercado de escassez e deixaram externalidades urbanas que precisam de intervenções. Para se tornarem sustentáveis no longo prazo, as smart cities emergem como uma abordagem de gestão integrada e eficiente, que envolve governos, políticas públicas, cidadãos, empresas e demais partes interessadas, que juntas promovem a criação de valor. Em marketing, essa dinâmica é amplamente conhecida, denomina-se co-criação, diálogo entre as partes interessadas, que juntas desenvolvem políticas públicas legítimas e alinhadas às demandas locais. Ao analisar o campo da literatura sobre como políticas públicas de smart cities influenciam o crescimento de MPEs, nas bases de dados Scopus e WoS, identificou-se a ausência substancial do conceito de co-criação. Apesar deste conceito estar implícito nas dinâmicas, ele não é abordado objetivamente neste campo literário. Por isso, um framework é proposto de modo a integrar a co-criação nas dinâmicas das smart cities, bem como uma agenda de pesquisa que conecta a co-criação a este campo literário. Essa proposição teria como benefício aproximar-se do conhecimento já existente em marketing para aprimorar as dinâmicas e melhorar as intervenções políticas. O levantamento teórico também possibilitou a construção de um estudo empírico, que mediu o impacto da política pública "Espaço do Empreendedor". Tal política tem como objetivo acolher e orientar cidadãos que desejam iniciar suas atividades empreendedoras de forma menos burocrática, através de canais físicos de atendimento. Essa política pública, um serviço sob a ótica de marketing, além de incluir economicamente o cidadão, promove um ambiente de acesso ao empreendedorismo mais justo. Para estimar o impacto da política, foi utilizado o método de controle sintético, que permitiu avaliar o impacto da política, na variável de interesse, quantidade de MEIs, durante o período de 2009 a 2024. Os efeitos positivos da co-criação de uma política pública em marketing corroboram a necessidade do marketing de aproximar-se do campo de políticas públicas em smart cities. No contexto brasileiro, o avanço nos indicadores do eixo de empreendedorismo das pequenas empresas é relevante, sob diversas ópticas. Ao tratarmos de MEIs, estimular políticas públicas que reduzem a informalidade e dão acesso a uma maior estruturação do negócio, gera um grande impacto econômico. Ainda, políticas públicas co-criadas no ambiente das smart cities interligam as necessidades urbanas com pequenos empreendedores que atuam como agentes, resolvendo diversas demandas com seus negócios. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (6202)Administração (1976)
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