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dc.contributor.advisorBrei, Vinícius Andradept_BR
dc.contributor.authorKlein, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-26T06:49:17Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/287649pt_BR
dc.description.abstractAs cidades industriais criaram respostas produtivas a um mercado de escassez e deixaram externalidades urbanas que precisam de intervenções. Para se tornarem sustentáveis no longo prazo, as smart cities emergem como uma abordagem de gestão integrada e eficiente, que envolve governos, políticas públicas, cidadãos, empresas e demais partes interessadas, que juntas promovem a criação de valor. Em marketing, essa dinâmica é amplamente conhecida, denomina-se co-criação, diálogo entre as partes interessadas, que juntas desenvolvem políticas públicas legítimas e alinhadas às demandas locais. Ao analisar o campo da literatura sobre como políticas públicas de smart cities influenciam o crescimento de MPEs, nas bases de dados Scopus e WoS, identificou-se a ausência substancial do conceito de co-criação. Apesar deste conceito estar implícito nas dinâmicas, ele não é abordado objetivamente neste campo literário. Por isso, um framework é proposto de modo a integrar a co-criação nas dinâmicas das smart cities, bem como uma agenda de pesquisa que conecta a co-criação a este campo literário. Essa proposição teria como benefício aproximar-se do conhecimento já existente em marketing para aprimorar as dinâmicas e melhorar as intervenções políticas. O levantamento teórico também possibilitou a construção de um estudo empírico, que mediu o impacto da política pública "Espaço do Empreendedor". Tal política tem como objetivo acolher e orientar cidadãos que desejam iniciar suas atividades empreendedoras de forma menos burocrática, através de canais físicos de atendimento. Essa política pública, um serviço sob a ótica de marketing, além de incluir economicamente o cidadão, promove um ambiente de acesso ao empreendedorismo mais justo. Para estimar o impacto da política, foi utilizado o método de controle sintético, que permitiu avaliar o impacto da política, na variável de interesse, quantidade de MEIs, durante o período de 2009 a 2024. Os efeitos positivos da co-criação de uma política pública em marketing corroboram a necessidade do marketing de aproximar-se do campo de políticas públicas em smart cities. No contexto brasileiro, o avanço nos indicadores do eixo de empreendedorismo das pequenas empresas é relevante, sob diversas ópticas. Ao tratarmos de MEIs, estimular políticas públicas que reduzem a informalidade e dão acesso a uma maior estruturação do negócio, gera um grande impacto econômico. Ainda, políticas públicas co-criadas no ambiente das smart cities interligam as necessidades urbanas com pequenos empreendedores que atuam como agentes, resolvendo diversas demandas com seus negócios.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectCidades inteligentespt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectCocriaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.titleO efeito causal da co-criação de políticas públicas e marketing na criação de empresas em smart citiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001242476pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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