Unisaber framework : estratégias de formação permanente de docentes na escola
Visualizar/abrir
Data
2024Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar as percepções e satisfação de professores em relação a um curso de formação continuada. Inserido em um projeto de doutorado voltado à capacitação docente, o estudo utiliza uma abordagem explicativa-qualitativa, com base no método de pesquisa participante. Um questionário foi aplicado para avaliar a satisfação dos participantes em relação ao conteúdo do curso, ao suporte técnico e pedagógico, e às percepções sobre o desenvolvimento profissional proporcion ...
Este estudo tem como objetivo investigar as percepções e satisfação de professores em relação a um curso de formação continuada. Inserido em um projeto de doutorado voltado à capacitação docente, o estudo utiliza uma abordagem explicativa-qualitativa, com base no método de pesquisa participante. Um questionário foi aplicado para avaliar a satisfação dos participantes em relação ao conteúdo do curso, ao suporte técnico e pedagógico, e às percepções sobre o desenvolvimento profissional proporcionado pelas oficinas. A análise de dados foi realizada utilizando a metodologia de análise de conteúdo, e os resultados indicam satisfação expressiva por parte das professoras com o curso, tanto em termos de conteúdo quanto de organização e suporte. Além disso, destaca-se a relevância de eventos formativos que incentivam a inovação pedagógica e o aprofundamento das práticas já existentes. ...
Abstract
This study aims to investigate teachers' perceptions and satisfaction regarding a continuous training course. As part of a doctoral project focused on teacher training, the study employs an explanatory-qualitative approach using the participant research method. A questionnaire was applied to assess participants' satisfaction with the course content, technical and pedagogical support, and perceptions regarding the professional development provided by the workshops. Data analysis was conducted us ...
This study aims to investigate teachers' perceptions and satisfaction regarding a continuous training course. As part of a doctoral project focused on teacher training, the study employs an explanatory-qualitative approach using the participant research method. A questionnaire was applied to assess participants' satisfaction with the course content, technical and pedagogical support, and perceptions regarding the professional development provided by the workshops. Data analysis was conducted using content analysis methodology, and the results indicate significant satisfaction from teachers regarding the course, both in terms of content and organization. Additionally, the importance of training events that encourage pedagogical innovation and the deepening of existing practices is highlighted. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2607)
Este item está licenciado na Creative Commons License
