Literatura infantil e o olhar para o espaço urbano : análise das capas dos livros do PNLD objeto literário 2018 para os anos iniciais do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2025Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta uma pesquisa que analisa a representação de cidades e espaços urbanos nas capas dos livros do acervo do PNLD-2018 objeto Literário direcionados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Teve como objetivo identificar e refletir os modos de representação do espaço na literatura para infância, e caracterizar as qualidades atribuídas pelos autores/ilustradores às cidades/espaços urbanos. A análise partiu de uma revisão bibliográfica integrativa sobre recortes do acervo e tev ...
Este trabalho apresenta uma pesquisa que analisa a representação de cidades e espaços urbanos nas capas dos livros do acervo do PNLD-2018 objeto Literário direcionados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Teve como objetivo identificar e refletir os modos de representação do espaço na literatura para infância, e caracterizar as qualidades atribuídas pelos autores/ilustradores às cidades/espaços urbanos. A análise partiu de uma revisão bibliográfica integrativa sobre recortes do acervo e teve como inspiração a análise de capa de Nunes (2022, 2023). A pesquisa também utilizou-se dos conceitos de espaço enquanto narrativa de Lopes (2020), de espaço urbano de Bordini (2012), e de literatura de Reyes (2012), para embasar a análise teórica sobre a importância da representação simbólica dos espaços nos livros destinados à infância, que, a partir das suas capas, podem ser convites para ver o mundo e seus espaços em destaque. No contexto de uma política de fomento à leitura na Educação Básica, é fundamental a qualificação do debate acerca do mundo representado, do imaginário infantil e do repertório de sentidos e significados que partem dos livros para os sujeitos leitores. ...
Abstract
This work presents a study that analyzes the representation of cities and urban spaces on the covers of books from the PNLD-2018 Literary Collection targeted at the early years of Elementary Education. The objective was to identify and reflect on the modes of spatial representation in children’s literature and to characterize the qualities attributed by authors/illustrators to cities/urban spaces. The analysis was based on an integrative bibliographic review of selected works from the collectio ...
This work presents a study that analyzes the representation of cities and urban spaces on the covers of books from the PNLD-2018 Literary Collection targeted at the early years of Elementary Education. The objective was to identify and reflect on the modes of spatial representation in children’s literature and to characterize the qualities attributed by authors/illustrators to cities/urban spaces. The analysis was based on an integrative bibliographic review of selected works from the collection and drew inspiration from Nunes' (2022, 2023) cover analysis. The research also utilized the concepts of space as narrative by Lopes (2020), urban space by Bordini (2012), and literature by Reyes (2012) to support the theoretical analysis of the importance of symbolic representations of spaces in books for children. These representations, through their covers, can serve as invitations to explore the world and its spaces. In the context of a policy promoting reading in Basic Education, it is essential to enhance the debate about the represented world, the children's imagination, and the repertoire of meanings and interpretations that emerge from books for young readers. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1438)
Este item está licenciado na Creative Commons License
