Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Marília Forgearinipt_BR
dc.contributor.authorVieira, Guilherme Corezolapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-05T06:39:05Zpt_BR
dc.date.issued2025pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/284802pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa que analisa a representação de cidades e espaços urbanos nas capas dos livros do acervo do PNLD-2018 objeto Literário direcionados aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Teve como objetivo identificar e refletir os modos de representação do espaço na literatura para infância, e caracterizar as qualidades atribuídas pelos autores/ilustradores às cidades/espaços urbanos. A análise partiu de uma revisão bibliográfica integrativa sobre recortes do acervo e teve como inspiração a análise de capa de Nunes (2022, 2023). A pesquisa também utilizou-se dos conceitos de espaço enquanto narrativa de Lopes (2020), de espaço urbano de Bordini (2012), e de literatura de Reyes (2012), para embasar a análise teórica sobre a importância da representação simbólica dos espaços nos livros destinados à infância, que, a partir das suas capas, podem ser convites para ver o mundo e seus espaços em destaque. No contexto de uma política de fomento à leitura na Educação Básica, é fundamental a qualificação do debate acerca do mundo representado, do imaginário infantil e do repertório de sentidos e significados que partem dos livros para os sujeitos leitores.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a study that analyzes the representation of cities and urban spaces on the covers of books from the PNLD-2018 Literary Collection targeted at the early years of Elementary Education. The objective was to identify and reflect on the modes of spatial representation in children’s literature and to characterize the qualities attributed by authors/illustrators to cities/urban spaces. The analysis was based on an integrative bibliographic review of selected works from the collection and drew inspiration from Nunes' (2022, 2023) cover analysis. The research also utilized the concepts of space as narrative by Lopes (2020), urban space by Bordini (2012), and literature by Reyes (2012) to support the theoretical analysis of the importance of symbolic representations of spaces in books for children. These representations, through their covers, can serve as invitations to explore the world and its spaces. In the context of a policy promoting reading in Basic Education, it is essential to enhance the debate about the represented world, the children's imagination, and the repertoire of meanings and interpretations that emerge from books for young readers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectChildren's literatureen
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPNLD-2018en
dc.subjectEspaço urbanopt_BR
dc.subjectLiterary collectionen
dc.subjectUrban spaceen
dc.subjectCoversen
dc.titleLiteratura infantil e o olhar para o espaço urbano : análise das capas dos livros do PNLD objeto literário 2018 para os anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001240758pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2025pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples