Análise de processo de inclusão escolar de alunos com paralisia cerebral utilizando as tecnologias de informação e comunicação
Visualizar/abrir
Data
2004Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de inclusão escolar de três alunos portadores de necessidades educacionais especiais, especificamente Paralisia Cerebral, do município de Novo Hamburgo, com o apoio de novas tecnologias. O estudo também ressalta a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como recursos de apoio dentro da sala de aula. Neste contexto, foi analisado o processo inclusivo desses alunos tomando-se como indicadores de inclusão a aces ...
O presente trabalho tem como objetivo estudar o processo de inclusão escolar de três alunos portadores de necessidades educacionais especiais, especificamente Paralisia Cerebral, do município de Novo Hamburgo, com o apoio de novas tecnologias. O estudo também ressalta a importância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como recursos de apoio dentro da sala de aula. Neste contexto, foi analisado o processo inclusivo desses alunos tomando-se como indicadores de inclusão a acessibilidade, a aprendizagem e o desenvolvimento, a participação e interação social. Como referencial, utilizamos a teoria Sócio-Histórica de Vygotsky, que considera importante para o desenvolvimento humano, a apropriação das experiências de cada indivíduo. Os resultados mostram que o apoio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) oportunizam a apropriação desse instrumento por parte dos alunos e fundamentalmente o desenvolvimento de processos cognitivos e sócio-afetivos. O estudo mostra também que os recursos de acessibilidade, oportunizados pelas TICs, revelam-se altamente promissores para o processo de interação e efetiva participação de alunos com necessidades educacionais especiais junto aos seus colegas e professores. Desta forma a aprendizagem e inclusão são favorecidas no contexto da sala de aula com repercussões positivas na comunidade escolar e familiar. O trabalho contribui ainda para mostrar a possibilidade do processo de inclusão escolar, digital e social de PNEE, com o apoio fundamental das TICs. ...
Abstract
The current work has the aim to show the follow-up of three students’ school inclusion process who are handicap and need special education, particularly, the ones facing cerebral Palsy from Novo Hamburgo Town. Such task is supported by new technologies. The core of this work is to study the process of the students’ school inclusion, applying new technologies, for example, Communication and Computer science as resources in class. The work has also evaluated the disabled students based on their l ...
The current work has the aim to show the follow-up of three students’ school inclusion process who are handicap and need special education, particularly, the ones facing cerebral Palsy from Novo Hamburgo Town. Such task is supported by new technologies. The core of this work is to study the process of the students’ school inclusion, applying new technologies, for example, Communication and Computer science as resources in class. The work has also evaluated the disabled students based on their learning, participation and social interaction. One applied the pedagogical approach, using Vygotsky’s Social-historic Theory that advocates the concept of each individual’s experiences are important to improve them. The results showed that as long as the students applied the new technologies they developed superior psychological processes towards social interaction, social affection , autonomy, taking part in class activities more efficiently. Also, concerning the computer as a tool for special teaching, we verified how important the new technologies in class were, considering the methodologies, objectives described on this thesis. This way, we do hope, from the data obtained on this research, to contribute with the ones who believe that the improvement of handicap students’ inclusion in class is a reality. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.
Coleções
-
Multidisciplinar (2596)Informática na Educação (328)
Este item está licenciado na Creative Commons License
