Formação de professores na educação a distância e a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação básica
dc.contributor.advisor | Franco, Sérgio Roberto Kieling | pt_BR |
dc.contributor.author | Toebe, Iris Cristina Datsch | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-21T06:55:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282672 | pt_BR |
dc.description.abstract | A integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na formação de professores possibilita a reorganização e flexibilização didático metodológica, podendo resultar em inovações nas práticas educacionais e curriculares no decorrer da formação e posteriormente no desenvolvimento das práticas escolares na educação básica. Dessa forma, é esperado que os recursos e ferramentas tecnológicas utilizadas nos cursos de Educação a Distância (EaD) potencializem a prática pedagógica no ensino presencial e na educação básica. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar as contribuições dos cursos de licenciatura EaD para a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs no ensino remoto emergencial (ensino médio) durante a pandemia da Covid-19. Foi desenvolvida pesquisa descritiva do tipo Ex-Post Facto, de cunho qualitativo e quantitativo. O levantamento de dados foi realizado por meio de questionários e análise das diretrizes curriculares para formação de professores. Nessa pesquisa conclui-se que os profissionais que realizaram a formação inicial na modalidade EaD, demonstram ter maior facilidade de implementação e de adaptação das TDICs nas práticas pedagógicas. No entanto, tanto os profissionais que se formaram em EaD como os na modalidade presencial que tiveram experiências com as TDICs no decorrer da formação compreendem a importância da integração das tecnologias nas práticas educacionais na educação básica. | pt_BR |
dc.description.abstract | The integration of Digital Information and Communication Technologies (TDICs) in teacher training enables the reorganization and didactic-methodological flexibility, which can result in innovations in educational and curricular practices during training and later in the development of school practices in basic education. Therefore, it is expected that the technological resources and tools used in Distance Education (EaD) courses will enhance pedagogical practice in face-to-face teaching and basic education. In this sense, the objective of this work was to evaluate the contributions of distance learning degree courses to the integration of Digital Information and Communication Technologies - TDICs in emergency remote education (high school) during the Covid-19 pandemic. Descriptive research of the Ex-Post Facto type, qualitative and quantitative, was developed. Data collection was carried out through questionnaires and analysis of curricular guidelines for teacher training. In this research, it is concluded that professionals who completed initial training in the distance learning modality demonstrate greater ease in implementing and adapting TDICs into pedagogical practices. However, both professionals who graduated in distance learning and those in the face-to-face modality who had experience with TDICs during their training understand the importance of integrating technologies into educational practices in basic education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Distance education | en |
dc.subject | Educational technologies | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Basic education | en |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.title | Formação de professores na educação a distância e a integração das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação básica | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher training in distance education and the integration of digital information and communication technologies in basic edication | en |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001208586 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (7540)Educação (2530)