Os determinantes do desempenho em numeracia de jovens e adultos e as implicações individuais e sociais
dc.contributor.advisor | Dorneles, Beatriz Vargas | pt_BR |
dc.contributor.author | Campetti, Pedro Henrique de Morais | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-20T06:52:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282595 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo central desta tese de doutorado é analisar a relação entre numeracia, seus determinantes e as implicações individuais e sociais para indivíduos numeralizados. Nosso foco está nos fatores ambientais, contextuais e socioeconômicos, portanto, não analisaremos aspectos neurocognitivos ou emocionais, por exemplo. Contudo, uma questão que surge inicialmente é de ordem conceitual e etimológica, pois numeracia é apenas um entre vários termos presentes na literatura acadêmica com significados semelhantes, como numeralização, numeramento, além de expressões como literacia matemática, alfabetização numérica, entre outras. Numeracia, numeralização e numeramento são os termos mais próximos em relação à tradução do inglês numeracy, que passou a ser utilizado no campo da Educação Matemática em 1959, no Reino Unido, como análogo à literacy. Sendo assim, esta tese está dividida em três estudos distintos. O primeiro deles busca destrinchar essa problemática de diferentes termos, e respectivos conceitos, ao fazer uma revisão integrativa e exploratória da literatura acadêmica em português, tendo por objetivo geral entender as razões que explicam o surgimento e existência das três traduções (numeracia, numeralização e numeramento) e as possíveis diferenças conceituais entre elas. Para tanto, foram relacionados 479 trabalhos. Destes, 263 foram selecionados para análise. Os resultados apontam que numeralização e numeracia são conceitos próximos, tendo como diferença que aquela costuma ser usada no contexto da primeira infância enquanto essa é genérica quanto ao público. Já o termo numeramento seguiu outra trajetória conceitual, em que os aspectos técnicos estão subordinados aos de ordem relacionais e socioculturais. O segundo estudo tem por objetivo entender quais as consequências de ser numeralizado para os indivíduos que possuem tal habilidade desenvolvida. Para essa finalizada, foi feita uma revisão sistemática e exploratória da literatura em língua inglesa para a temática numeracia e seus efeitos socioeconômicos. Com uso do método PRISMA, foram consultadas quatro bases de dados e elencados 1.709 estudos acadêmicos. Após as fases de triagem, elegibilidade e inclusão, restaram 30 artigos para síntese qualitativa. Destes, 29 estudos apresentaram resultados estatisticamente significativos. Houve uma predominância de estudos (n=20) que tratam das consequências quanto às situações empregatícia e salarial dos indivíduos. Os resultados apontam que a competência da numeracia é relevante para o bem-estar e diversas conquistas dos sujeitos. O terceiro e último estudo visa analisar, no Brasil e em outros oito países, as associações do nível de proficiência em numeracia alcançada pelos jovens nas provas do PISA 2018 e outros fatores ambientais e contextuais de suas vidas. Para esse fim, foram elencados uma série de variáveis explicativas, divididas em dois grupos. O primeiro grupo de variáveis visa verificar os determinantes da numeracia e o segundo, as possíveis implicações da numeracia. Os métodos de análise utilizados são regressão simples e regressão múltipla. Os resultados demonstram que diversos indicadores estão significativamente associados à numeracia, que tais determinantes se distinguem em termos de variedade e força entre os países, mas que os de ordem socioeconômica costumam ter um papel explicativo mais proeminente, especialmente no Brasil. Também, há indícios de que jovens numeralizados tenham expectativas mais elevadas quanto ao seu futuro profissional, maior consciência e entendimento de problemas globais e demonstram ser mais respeitosos quanto às diversas culturas do globo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The main goal of this doctoral thesis is to analyze the relationship between numeracy, its determinants, and the individual and social implications of numerated individuals. Our focus is on environmental, contextual, and socioeconomic features, so we will not analyze neurocognitive or emotional aspects, for example. However, an initial question that arises is of a conceptual and etymological nature because numeracy is just one of several terms present in academic literature in Portuguese with similar meanings, such as “numeracia”, “numeralização” and “numeramento”, in addition to expressions such as mathematical literacy, numerical literacy, among others. The first three Portuguese terms are the closest ones related to numeracy, which began to be used in the field of Mathematics Education in 1959 in the United Kingdom, as an analogue to literacy. Therefore, this thesis is divided into three distinct studies. The first seeks to unravel this problematic of different terms and their respective concepts by conducting an integrative and exploratory review of academic literature in Portuguese, with the general objective of understanding the reasons that explain the emergence and existence of the three translations (“numeracia”, “numeralização” and “numeramento”) and the possible conceptual differences between them. To do so, 479 works were listed, of which 263 were selected for analysis. The results indicate that “numeracia” and “numeralização” are close concepts, the difference being that the former is usually used in the context of early childhood while the latter is generic regarding of the public. The term “numeramento” followed another conceptual trajectory, in which technical aspects are subordinate to relational and sociocultural ones. The second study aims to understand the consequences of being numerated for individuals who have developed this skill. For this purpose, a systematic and exploratory review of the literature in the English language was conducted on the theme of numeracy and its socioeconomic effects. Using the PRISMA method, four databases were consulted and 1,709 academic studies were identified. After the screening, eligibility, and included phases, 30 articles remained for qualitative synthesis. Of these, 29 studies presented statistically significant results. There was a predominance of studies (n=20) that deal with the consequences regarding the employment and salary status of individuals. The finds indicate that numeracy competence is relevant for people’s well-being and accomplishments. The third and final study aims to analyze, in Brazil and eight other countries, the associations of the level of numeracy proficiency achieved by young people in the PISA 2018 tests and other environmental and contextual factors of their lives. For this purpose, a series of explanatory variables were listed, divided into two groups. The first group of variables aims to verify the determinants of numeracy, and the second, the possible implications of numeracy. The analysis methods used are simple and multiple regression. The results demonstrate that various indicators are significantly associated with numeracy, that such determinants differ in terms of variety and strength between countries, but that socioeconomic determinants tend to have a more prominent explanatory role, especially in Brazil. Also, there is evidence that numerate young people have higher expectations regarding their future professional careers, greater awareness and understanding of global problems, and demonstrate greater respect for the diverse cultures of the globe. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Numeracy | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Integrative review | en |
dc.subject | Capital humano | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Systematic review | en |
dc.subject | Human capital | en |
dc.subject | Socioeconomic outcomes | en |
dc.title | Os determinantes do desempenho em numeracia de jovens e adultos e as implicações individuais e sociais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001177786 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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