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dc.contributor.advisorEichler, Marcelo Leandropt_BR
dc.contributor.authorMartins, Taís Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-18T06:55:43Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282461pt_BR
dc.description.abstractNesta tese buscou-se discutir a sociedade das plataformas, de Van Dijck, analisando as figuras de Jean Piaget apresentadas em plataformas digitais e mídias sociais como o YouTube, Pinterest e Instagram, fenômenos de grande popularidade entre jovens na hipermodernidade, de Lipovetsky. Para tanto, a pesquisa foi estruturada em quatro estudos: o primeiro analisa a relação de professores de Educação Básica da rede pública com as mídias sociais, tanto no seu cotidiano quanto no exercício de sua profissão. O segundo, revisita os textos pedagógicos piagetianos, buscando um estudo sobre a difusão destes textos e a discussão sobre a falta de conhecimento sobre eles quando comparados, por exemplo, com a teoria dos estágios. O terceiro estudo apresenta uma pesquisa sobre as figuras de Piaget apresentadas no YouTube, discutindo as abordagens aos temas centrais de sua teoria e a falta de profundidade delas. O quarto estudo investiga a presença de Piaget no Instagram e no Pinterest, analisando o que se encontra nestas mídias sociais ao buscar por ele. Desta maneira, busca-se discutir o impacto causado pelo uso indiscriminado de mídias sociais e plataformas digitais na constituição do professor atualmente e os impactos que isso tem causado, de modo geral, alterando como se faz educação e pesquisa na hipermodernidade.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to discuss Van Dijck's platform society, analyzing the figures of Jean Piaget presented on digital platforms and social media such as YouTube, Pinterest, and Instagram, phenomena of great popularity among young people in Lipovetsky's hypermodernity. To this end, the research was structured in four studies: the first analyzes the relationship of basic education teachers in the public network with social media, both in their daily lives and in the exercise of their profession. The second revisits Piagetian pedagogical texts, seeking a study on the dissemination of these texts and the discussion on the lack of knowledge about them when compared, for example, with the theory of stages. The third study presents a research on the figures of Piaget presented on YouTube, discussing the approaches to the central themes of his theory and the lack of depth of them. The fourth study investigates the presence of Piaget on Instagram and Pinterest, analyzing what is found on these social media when searching for him. In this way, the research seeks to discuss the impact caused by the indiscriminate use of social media and digital platforms on the constitution of the teacher today and the impacts that this has caused, in general, altering how education and research are done in hypermodernity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMídias sociaispt_BR
dc.subjectEducationen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectResearchen
dc.subjectPiaget, Jean, 1896-1980pt_BR
dc.subjectSocial mediaen
dc.subjectPlatform societyen
dc.titleAs figuras de Jean Piaget na sociedade das plataformas : pesquisa e educação na hipermodernidadept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001218169pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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