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dc.contributor.advisorKaercher, Gládis Elise Pereira da Silvapt_BR
dc.contributor.authorFarias, Leticia Gomespt_BR
dc.date.accessioned2024-12-18T06:55:03Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/282442pt_BR
dc.description.abstractA potência das práticas educativas presente nos terreiros de religiosidade africanista tornaram-se tema de diversas produções científicas nas últimas décadas. Várias pesquisas apontam para a existência de pedagogias díspares, criadas nos terreiros afrorreligiosos com a finalidade de preservar o arcabouço de conhecimentos, cultura e religiosidade, que desembarcaram no Brasil com os escravizados africanos. A beleza desta pedagogia, essencialmente brasileira, criada pelos oprimidos em sua luta contra as violências do colonialismo é o foco deste projeto. Para ampliar a compreensão sobre essas práticas educativas e suas contribuições para constituição identitária da população afro religiosa, propõe-se uma pesquisa ancorada no convívio com um grupo de jovens Alabês (tamboreiros nos rituais africanistas). A pesquisa se localiza em uma escola municipal de Porto Alegre onde esse grupo de jovens negros, do sexo masculino, participa de um projeto extracurricular com a temática afrorreligiosa. Através da intersecção entre a educação formal e a educação de terreira, o estudo também almeja traçar paralelos entre as duas práticas educativas, visando a apontar caminhos para a construção de processos educativos acolhedores, inclusivos e antirracistas na educação formal.pt_BR
dc.description.abstractThe power of educational practices present in Africanist religious temples have become the subject of several scientific productions in recent decades. Various research points to the existence of disparate pedagogies, created in Afro-religious terreiros with the purpose of preserving the framework of knowledge, culture and religiosity, which arrived in Brazil with the enslaved Africans. The beauty of this pedagogy, essentially Brazilian, created by the oppressed in their fight against the violence of colonialism is the focus of this project. To broaden the understanding of these educational practices and their contributions to the identity constitution of the Afro-religious population, research is proposed anchored in interaction with a group of young Alabês (drummers in Africanist rituals). The research is located in a municipal school in Porto Alegre where this group of young black males participates in an extracurricular project with an Afro-religious theme. Through the intersection between formal education and terreira education, the study also aims to draw parallels between the two educational practices, aiming to point out ways for the construction of welcoming, inclusive and anti-racist educational processes in formal education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAfro-religiosityen
dc.subjectTerreira pedagogiesen
dc.subjectAfro-brasileirospt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectTerreira childrenen
dc.subjectDrumsen
dc.subjectAlabêsen
dc.subjectBlack masculinities at schoolen
dc.subjectRacismen
dc.titleTravessia de Alabês : as pedagogias de terreira e o sonho de ressignificar a educação formalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001218433pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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