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Travessia de Alabês : as pedagogias de terreira e o sonho de ressignificar a educação formal
dc.contributor.advisor | Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Farias, Leticia Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-18T06:55:03Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282442 | pt_BR |
dc.description.abstract | A potência das práticas educativas presente nos terreiros de religiosidade africanista tornaram-se tema de diversas produções científicas nas últimas décadas. Várias pesquisas apontam para a existência de pedagogias díspares, criadas nos terreiros afrorreligiosos com a finalidade de preservar o arcabouço de conhecimentos, cultura e religiosidade, que desembarcaram no Brasil com os escravizados africanos. A beleza desta pedagogia, essencialmente brasileira, criada pelos oprimidos em sua luta contra as violências do colonialismo é o foco deste projeto. Para ampliar a compreensão sobre essas práticas educativas e suas contribuições para constituição identitária da população afro religiosa, propõe-se uma pesquisa ancorada no convívio com um grupo de jovens Alabês (tamboreiros nos rituais africanistas). A pesquisa se localiza em uma escola municipal de Porto Alegre onde esse grupo de jovens negros, do sexo masculino, participa de um projeto extracurricular com a temática afrorreligiosa. Através da intersecção entre a educação formal e a educação de terreira, o estudo também almeja traçar paralelos entre as duas práticas educativas, visando a apontar caminhos para a construção de processos educativos acolhedores, inclusivos e antirracistas na educação formal. | pt_BR |
dc.description.abstract | The power of educational practices present in Africanist religious temples have become the subject of several scientific productions in recent decades. Various research points to the existence of disparate pedagogies, created in Afro-religious terreiros with the purpose of preserving the framework of knowledge, culture and religiosity, which arrived in Brazil with the enslaved Africans. The beauty of this pedagogy, essentially Brazilian, created by the oppressed in their fight against the violence of colonialism is the focus of this project. To broaden the understanding of these educational practices and their contributions to the identity constitution of the Afro-religious population, research is proposed anchored in interaction with a group of young Alabês (drummers in Africanist rituals). The research is located in a municipal school in Porto Alegre where this group of young black males participates in an extracurricular project with an Afro-religious theme. Through the intersection between formal education and terreira education, the study also aims to draw parallels between the two educational practices, aiming to point out ways for the construction of welcoming, inclusive and anti-racist educational processes in formal education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Afro-religiosity | en |
dc.subject | Terreira pedagogies | en |
dc.subject | Afro-brasileiros | pt_BR |
dc.subject | Religião | pt_BR |
dc.subject | Terreira children | en |
dc.subject | Drums | en |
dc.subject | Alabês | en |
dc.subject | Black masculinities at school | en |
dc.subject | Racism | en |
dc.title | Travessia de Alabês : as pedagogias de terreira e o sonho de ressignificar a educação formal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001218433 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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