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Uma redoma no bairro Cristal : Os primeiros percursos da Escola Especial Elyseu Paglioli (1988-1992)
dc.contributor.advisor | Almeida, Dóris Bittencourt | pt_BR |
dc.contributor.author | Krause, Geana Taisa Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T06:57:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/282337 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação explora os primeiros anos de fundação da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Prof. Elyseu Paglioli, em Porto Alegre/RS, entre 1988 e 1992, período em que a instituição começava a se consolidar como espaço de transformação na Educação Especial. O objetivo central é compreender as razões que motivaram a criação da escola pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), considerando uma temporalidade flexível que abrange o período anterior a 1988, ano de sua fundação. Além disso, examina os primeiros anos da escola, investigando práticas pedagógicas e médicas como evidências da cultura escolar, em meio às mudanças ideológicas ocorridas na Prefeitura de Porto Alegre até 1992, quando se encerra o mandato do Prefeito Olívio Dutra, do Partido dos Trabalhadores (PT), e da Secretária de Educação, Esther Pillar Grossi. Como desdobramentos deste objetivo, a pesquisa historiciza as transformações da Educação Especial no século XX, com ênfase nas mudanças conceituais nos anos abordando questões pedagógicas, médicas, arquitetônicas e de políticas de gestão. Por fim, buscou-se refletir sobre o acervo documental da Escola Elyseu Paglioli, tendo como referência o conceito de patrimônio histórico-educativo. Metodologicamente, operou-se com a combinação da análise documental histórica e história oral. Para fundamentar a pesquisa, recorri às contribuições de diversos autores, especialmente aqueles que se destacam na teoria da história, como Roger Chartier, Michel de Certeau e Sandra Pesavento. No campo da metodologia da história oral, baseei-me nos trabalhos de Antoinette Errante e Alistair Thompson. Em relação ao tema do patrimônio, utilizei as reflexões de Rosa de Souza-Chaloba e Dominique Julia. No estudo das instituições escolares, apoiei-me em Justino Magalhães e Escolano Benito e Viñao Frago ofereceram valiosas contribuições sobre cultura escolar. O título "Redoma do Bairro Cristal" não é apenas uma referência geográfica. É uma metáfora que encapsula a resistência inicial da comunidade local à construção da primeira escola municipal de educação especial de Porto Alegre. Essa resistência demonstra como as mudanças na forma de pensar a educação podem gerar reações variadas e, por vezes, inesperadas. No entanto, a construção da Escola Elyseu se tornou um marco, rompendo silêncios e trazendo à tona histórias de lutas e esperanças de pessoas com deficiência, que por muito tempo foram ignoradas pela narrativa oficial. A investigação deste estudo tem como base central a análise da Cultura Escolar, com o intuito de compreender a formação e as transformações institucionais da Escola Elyseu desde sua criação, sobretudo em relação às mudanças nas práticas e políticas educacionais que ocorreram ao longo dos anos 1980. A partir da Cultura escolar, duas categorias complementares foram investigadas: A categoria Arquitetura da Escola e Usos do Espaço foca na estrutura física da escola e nos diversos usos que os espaços assumem ao longo do tempo. A arquitetura não é vista aqui como um cenário passivo, mas como um elemento ativo que molda e reflete a cultura escolar. O desenho da Escola Elyseu representava uma nova proposta de escola especial com uma arquitetura mais aberta, foi rejeitada pela comunidade do bairro. A escola foi inicialmente projetada para operar como um espaço híbrido, clínico e pedagógico, onde pessoas com deficiência encontrariam, além do aprendizado, atendimento médico especializado. Ao longo do tempo, essa disposição espacial foi sendo transformada, influenciada pelas mudanças políticas e pedagógicas. A segunda categoria de análise, Práticas Médicas e Pedagógicas, explora como essas se integraram à vida escolar e impactaram, de maneira contínua, a experiência educativa dos alunos. Mais do que componentes técnicos, as práticas representam traços culturais essenciais que refletiram transformações na escola, impulsionadas por uma visão conceitual emergente na área da Educação Especial. Ao investigar a implementação e a evolução dessas práticas, demonstra como elas consolidam a identidade da instituição, servindo como bases fundamentais para o cotidiano escolar. No final das contas, a dissertação destaca a importância de preservar a história das instituições escolares, não apenas como uma forma de manter viva a memória coletiva, mas como um legado que pode inspirar futuras gerações. Preservar o passado é mais do que uma obrigação, é um ato de respeito e esperança, que garante um futuro educacional mais justo, abrindo caminho para novas pesquisas. | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation explores the early years of the foundation of the Prof. Elyseu Paglioli Municipal Special School for Primary Education in Porto Alegre/RS, between 1988 and 1992, a period in which the institution was beginning to consolidate itself as a space for transformation in Special Education. The main objective is to understand the reasons that motivated the creation of the school by the Democratic Labor Party (PDT), considering a flexible temporality that covers the period before 1988, the year it was founded. It also examines the early years of the school, investigating pedagogical and medical practices as evidence of school culture, amid the ideological changes that took place in Porto Alegre City Hall until 1992, when the mandate of Mayor Olívio Dutra, of the Workers' Party (PT), and the Secretary of Education, Esther Pillar Grossi, came to an end. As a result of this objective, the research historicizes the transformations of Special Education in the 20th century, with an emphasis on the conceptual changes in the 1980s, addressing pedagogical, medical, architectural and management policy issues. Finally, it sought to reflect on the documentary collection of the Elyseu Paglioli School, using the concept of historical-educational heritage as a reference. Methodologically, we used a combination of historical documentary analysis and oral history. To support the research, I drew on the contributions of various authors, especially those who stand out in the theory of history, such as Roger Chartier, Michel de Certeau and Sandra Pesavento. In the field of oral history methodology, I drew on the work of Antoinette Errante and Alistair Thompson. On the subject of heritage, I used the reflections of Rosa de Souza-Chaloba and Dominique Julia. In the study of school institutions, I relied on Justino Magalhães and Escolano Benito and Viñao Frago offered valuable contributions on school culture. The title “Redoma do Bairro Cristal” is not just a geographical reference. It is a metaphor that encapsulates the local community's initial resistance to the construction of Porto Alegre's first municipal special education school. This resistance demonstrates how changes in the way we think about education can generate varied and sometimes unexpected reactions. However, the construction of the Elyseu School became a milestone, breaking silences and bringing to light stories of the struggles and hopes of people with disabilities, which for a long time were ignored by the official narrative. The central basis of this study's investigation is the analysis of School Culture, with the aim of understanding the formation and institutional transformations of the Elyseu School since its creation, especially in relation to the changes in educational practices and policies that took place throughout the 1980s. Based on School Culture, two complementary categories were investigated: The School Architecture and Uses of Space category focuses on the physical structure of the school and the various uses that spaces take on over time. Architecture is not seen here as a passive setting, but as an active element that shapes and reflects school culture. The design of the Elyseu School represented a new proposal for a special school with a more open architecture, but was rejected by the neighborhood community. The school was initially designed to operate as a hybrid clinical and pedagogical space, where people with disabilities would find specialized medical care in addition to learning. Over time, this spatial layout was transformed, influenced by political and pedagogical changes. The second category of analysis, Medical and Pedagogical Practices, explores how these were integrated into school life and had a continuous impact on the students' educational experience. More than technical components, the practices represent essential cultural traits that reflected transformations in the school, driven by an emerging conceptual vision in the area of Special Education. By investigating the implementation and evolution of these practices, it demonstrates how they consolidate the institution's identity, serving as fundamental bases for everyday school life. Ultimately, the dissertation highlights the importance of preserving the history of school institutions, not just as a way of keeping the collective memory alive, but as a legacy that can inspire future generations. Preserving the past is more than an obligation, it is an act of respect and hope, which guarantees a fairer educational future, paving the way for further research. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Elyseu School | en |
dc.subject | História da educação | pt_BR |
dc.subject | School culture | en |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | History of school institutions | en |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | History of special education | en |
dc.subject | Porto Alegre (RS) | pt_BR |
dc.title | Uma redoma no bairro Cristal : Os primeiros percursos da Escola Especial Elyseu Paglioli (1988-1992) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001217689 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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