Políticas Públicas em Educação de Jovens e Adultos no período de 2019-2022, no Estado do Rio Grande do Sul (RS)
| dc.contributor.advisor | Machado, Maria Goreti Farias | pt_BR |
| dc.contributor.author | Anselmo, Vera Maria Alves de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2024-11-08T06:51:04Z | pt_BR |
| dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280959 | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esta dissertação, intitulada Políticas Públicas em Educação de Jovens e Adultos no período de 2019-2022, no Estado do RS, tem como objetivo geral identificar e analisar as políticas públicas para a modalidade EJA, no período de 2019 a 2022, na rede pública estadual do Rio Grande do Sul. E, por objetivos específicos, realizar um levantamento das políticas implementadas ou continuadas no período de 2019 a 2022; identificar o número de estudantes matriculados no período, na rede estadual do Rio Grande do Sul no Ensino Médio, modalidade EJA; e identificar os concluintes no período desta etapa e modalidade. A pesquisa envolve análise documental e bibliográfica. O procedimento teórico metodológico utiliza a análise de conteúdo como técnica para a análise dos resultados finais. Ao ler e estudar os documentos, foi possível verificar que, no período analisado, as políticas públicas educacionais para a EJA não evoluíram. Houve algumas mudanças no Ensino Médio Regular, que também foram aplicadas à modalidade da EJA. Nesse período, a EJA seguiu as orientações pedagógicas da Base Nacional Comum Curricular e do Referencial Curricular Gaúcho, bem como as orientações para o Ensino Médio Regular. À medida que foram percorridos os avanços e os recuos desta modalidade de ensino, foi possível verificar que é um caminho de muitas conquistas e de muita luta também. Apesar de toda esta caminhada, ainda é preciso estabelecer metas e recursos orçamentários para garantir a efetivação desse direito fundamental com qualidade e com aprendizagens significativas. | pt_BR |
| dc.description.abstract | This dissertation, entitled Public Policies in Youth and Adult Education in the period 2019-2022, in the State of Rio Grande do Sul, has the general objective of identifying and analyzing public policies for the Youth and Adult Education modality in the period 2019 to 2022 in the state public network of Rio Grande do Sul. The specific objectives are to carry out a survey of policies implemented or continued in the period from 2019 to 2022; identify the number of students enrolled in the period, in the state public network of Rio Grande do Sul in High School, Youth and Adult Education modality; and identify the graduates in this stage and modality. The research involves documentary and bibliographical analysis. The theoretical methodological procedure involved content analysis as a technique for analyzing the final results. By reading and studying the documents, it was possible to verify that, in the period analyzed, public educational policies for Youth and Adult Education did not evolve. There were some changes in Regular High School, which were also applied to the Youth and Adult Education modality. During this period, Youth and Adult Education followed the pedagogical guidelines of the Base Nacional Comum Curricular and the Referencial Curricular Gaúcho, following the guidelines for Regular High School. There were no specific proposals for this modality. As the advances and setbacks of this teaching modality were covered, it was possible to see that it is a path of many achievements and also of much struggle. Despite all this progress, it is still necessary to establish goals and budgetary resources to guarantee the implementation of this fundamental right with quality and with significant learning. | en |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language.iso | por | pt_BR |
| dc.rights | Open Access | en |
| dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
| dc.subject | Public policies | en |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Youth and adult education | en |
| dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
| dc.subject | Advances and setbacks | en |
| dc.subject | Right to education | en |
| dc.title | Políticas Públicas em Educação de Jovens e Adultos no período de 2019-2022, no Estado do Rio Grande do Sul (RS) | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.identifier.nrb | 001215250 | pt_BR |
| dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
| dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
| dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
| dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
| dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
| dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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