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A interculturalidade como exercício ético-político da docência a partir da presença de estudantes imigrantes no contexto da educação básica do município de Canoas-RS
dc.contributor.advisor | Menezes, Magali Mendes de | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Carolina Araújo da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T06:53:56Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/280047 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga a influência da presença de estudantes imigrantes oriundos de países latino-americanos no ambiente escolar e na construção de um projeto de educação intercultural. A reflexão sobre a interculturalidade como abordagem ética e política é central, pois busca promover diálogos entre diferentes saberes na escola e possibilita o enriquecimento cultural mútuo. A pesquisa utilizou um espaço de formação dialógica através do Projeto de Extensão ‘Círculos de Cultura e Círculos Dialógicos: Processos de auto (trans)formação docente’, voltado para professoras da educação básica da RME-Canoas-RS. Guiados pelos princípios dos círculos de cultura de Paulo Freire e dos círculos dialógicos investigativos-formativos propostos por Celso Ilgo Henz, os encontros foram desenhados para atender às demandas identificadas pelas docentes tendo como referência a interculturalidade e a imigração. A experiência proporcionou um ambiente de formação contínua baseado em trocas e reconhecimento das esperanças comuns. O estudo destacou a interculturalidade como ferramenta essencial para o acolhimento no contexto escolar, ressaltando a importância de uma postura ética-política para criar ambientes mais acolhedores e democráticos. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta investigación examina cómo la presencia de estudiantes extranjeros provenientes de países latinoamericanos influye en el ambiente escolar y facilita la construcción de un proyecto de educación intercultural. En este contexto, la reflexión sobre la interculturalidad como una perspectiva ética y política cobra centralidad, promoviendo diálogos entre diferentes saberes en la escuela y permitiendo el enriquecimiento cultural mutuo. Se adoptó un espacio de formación dialógica compuesto por cuatro encuentros, dentro del Proyecto de Extensión ‘Círculos de Cultura y Círculos Dialógicos: Procesos de auto (trans)formación docente’, dirigido a profesoras de la educación básica de la RME-Canoas-RS. Guiados por los principios de los círculos de cultura de Paulo Freire y los círculos dialógicos-investigativos formativos propuestos por Celso Ilgo Henz, los encuentros se diseñaron para atender las demandas identificadas por las docentes. La experiencia proporcionó un ambiente de formación continua basado en intercambios y en el reconocimiento de aspiraciones y esperanzas comunes. El estudio destacó la interculturalidad como una herramienta esencial para la inclusión efectiva de niños en el contexto escolar, subrayando la importancia de una postura ética-política para crear ambientes más acogedores y democráticos. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Ética | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.title | A interculturalidade como exercício ético-político da docência a partir da presença de estudantes imigrantes no contexto da educação básica do município de Canoas-RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001212966 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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