Intervenções em funções executivas em crianças de idade pré-escolar no contexto brasileiro: uma revisão sistemática
dc.contributor.advisor | Nogues, Camila Peres | pt_BR |
dc.contributor.author | Tedesco, Amanda Trajano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-10-03T06:54:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/279647 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se objetivou a conduzir uma revisão sistemática da literatura sobre intervenções em Funções Executivas em crianças de idade pré-escolar no contexto brasileiro. Para isso, foram seguidas as etapas de triagem, elegibilidade e inclusão dos estudos encontrados a partir das bases de dados SciELO, Periódicos da CAPES e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Foram encontrados 400 estudos, mas apenas dois preencheram os critérios de elegibilidade e foram incluídos para análise. Assim, a revisão concentrou-se em duas abordagens principais, conforme abordado nos estudos selecionados: o Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas (PIAFEX) e o Programa de Intervenção para Promoção de Autorregulação (PIPA). O PIAFEX foi avaliado por meio de uma abordagem híbrida, combinando estratégias individuais e em grupo para promover o desenvolvimento da Autorregulação e das funções executivas. E o PIPA adotou uma abordagem coletiva em sala de aula, com foco em técnicas personalizadas para a promoção da Autorregulação. Os resultados revelaram que, ambas as intervenções visam aprimorar as Funções Executivas e a Autorregulação e pouco diferem em seus métodos e aplicações. Ademais, salienta-se a pequena expressão de pesquisas brasileiras sobre o assunto. Este trabalho destaca uma lacuna importante na literatura e a necessidade de mais pesquisas com foco na investigação do aprimoramento de funções executivas em crianças de idade pré-escolar e adaptadas ao contexto educacional brasileiro. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.title | Intervenções em funções executivas em crianças de idade pré-escolar no contexto brasileiro: uma revisão sistemática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001211733 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)