Intervenções em funções executivas em crianças de idade pré-escolar no contexto brasileiro: uma revisão sistemática
Visualizar/abrir
Data
2024Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho se objetivou a conduzir uma revisão sistemática da literatura sobre intervenções em Funções Executivas em crianças de idade pré-escolar no contexto brasileiro. Para isso, foram seguidas as etapas de triagem, elegibilidade e inclusão dos estudos encontrados a partir das bases de dados SciELO, Periódicos da CAPES e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Foram encontrados 400 estudos, mas apenas dois preencheram os critérios de elegibilidade e foram incluídos p ...
Este trabalho se objetivou a conduzir uma revisão sistemática da literatura sobre intervenções em Funções Executivas em crianças de idade pré-escolar no contexto brasileiro. Para isso, foram seguidas as etapas de triagem, elegibilidade e inclusão dos estudos encontrados a partir das bases de dados SciELO, Periódicos da CAPES e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Foram encontrados 400 estudos, mas apenas dois preencheram os critérios de elegibilidade e foram incluídos para análise. Assim, a revisão concentrou-se em duas abordagens principais, conforme abordado nos estudos selecionados: o Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas (PIAFEX) e o Programa de Intervenção para Promoção de Autorregulação (PIPA). O PIAFEX foi avaliado por meio de uma abordagem híbrida, combinando estratégias individuais e em grupo para promover o desenvolvimento da Autorregulação e das funções executivas. E o PIPA adotou uma abordagem coletiva em sala de aula, com foco em técnicas personalizadas para a promoção da Autorregulação. Os resultados revelaram que, ambas as intervenções visam aprimorar as Funções Executivas e a Autorregulação e pouco diferem em seus métodos e aplicações. Ademais, salienta-se a pequena expressão de pesquisas brasileiras sobre o assunto. Este trabalho destaca uma lacuna importante na literatura e a necessidade de mais pesquisas com foco na investigação do aprimoramento de funções executivas em crianças de idade pré-escolar e adaptadas ao contexto educacional brasileiro. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License