Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNogues, Camila Perespt_BR
dc.contributor.authorTedesco, Amanda Trajanopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-03T06:54:22Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/279647pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se objetivou a conduzir uma revisão sistemática da literatura sobre intervenções em Funções Executivas em crianças de idade pré-escolar no contexto brasileiro. Para isso, foram seguidas as etapas de triagem, elegibilidade e inclusão dos estudos encontrados a partir das bases de dados SciELO, Periódicos da CAPES e BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações). Foram encontrados 400 estudos, mas apenas dois preencheram os critérios de elegibilidade e foram incluídos para análise. Assim, a revisão concentrou-se em duas abordagens principais, conforme abordado nos estudos selecionados: o Programa de Intervenção em Autorregulação e Funções Executivas (PIAFEX) e o Programa de Intervenção para Promoção de Autorregulação (PIPA). O PIAFEX foi avaliado por meio de uma abordagem híbrida, combinando estratégias individuais e em grupo para promover o desenvolvimento da Autorregulação e das funções executivas. E o PIPA adotou uma abordagem coletiva em sala de aula, com foco em técnicas personalizadas para a promoção da Autorregulação. Os resultados revelaram que, ambas as intervenções visam aprimorar as Funções Executivas e a Autorregulação e pouco diferem em seus métodos e aplicações. Ademais, salienta-se a pequena expressão de pesquisas brasileiras sobre o assunto. Este trabalho destaca uma lacuna importante na literatura e a necessidade de mais pesquisas com foco na investigação do aprimoramento de funções executivas em crianças de idade pré-escolar e adaptadas ao contexto educacional brasileiro.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleIntervenções em funções executivas em crianças de idade pré-escolar no contexto brasileiro: uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001211733pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples