Auto-eficácia e personalidade no planejamento de carreira de universitários
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Outro título
Self-efficacy and personality on university student’s career planning
Assunto
Resumo
O presente estudo teve como objetivo principal avaliar as relações da personalidade e da Auto-eficácia Profissional com o comportamento de planejamento de carreira de universitários. Participaram do estudo 213 alunos de graduação, de ambos os sexos, com idade média de 24,8 anos (dp=4,14). Os instrumentos utilizados foram um Questionário Sociodemográfico, as Escalas de Desenvolvimento de Carreira de Universitários e a Bateria Fatorial de Personalidade. Para a análise dos dados, foram realizadas ...
O presente estudo teve como objetivo principal avaliar as relações da personalidade e da Auto-eficácia Profissional com o comportamento de planejamento de carreira de universitários. Participaram do estudo 213 alunos de graduação, de ambos os sexos, com idade média de 24,8 anos (dp=4,14). Os instrumentos utilizados foram um Questionário Sociodemográfico, as Escalas de Desenvolvimento de Carreira de Universitários e a Bateria Fatorial de Personalidade. Para a análise dos dados, foram realizadas correlações de Pearson, testes t e análises de regressão. Os resultados indicaram que a Auto-eficácia e a personalidade atuaram como preditores do Planejamento de Carreira. A Auto-eficácia Profissional esteve positivamente correlacionada com o Planejamento de Carreira. Ainda, o Neuroticismo (correlação negativa), a Extroversão e a Realização mostraram-se positivamente correlacionados com esta variável. Discute-se sobre a importância de se considerar as diferenças individuais e de se promover a auto-eficácia no contexto de aconselhamento de carreira. ...
Abstract
This study examined the role of personality and Professional Self-efficacy on university student’s career planning behavior. The sample was composed of 213 participants, male and female, with mean age of 24,8 years (sd=4,14). Three instruments were used: Factorial Battery of Personality, University Students Career Development Scales and Social Demographic Questionnaire. Data was submitted to Pearson correlation analysis, t-tests and regression analysis. Professional Self-efficacy and personalit ...
This study examined the role of personality and Professional Self-efficacy on university student’s career planning behavior. The sample was composed of 213 participants, male and female, with mean age of 24,8 years (sd=4,14). Three instruments were used: Factorial Battery of Personality, University Students Career Development Scales and Social Demographic Questionnaire. Data was submitted to Pearson correlation analysis, t-tests and regression analysis. Professional Self-efficacy and personality were found to have unique contributions on prediction of Career Planning. Moreover, Professional Self-efficacy was positively associated with Career Planning. Conscientiousness, low Neuroticism and Extraversion were positively associated with Career Planning. Results are discussed relatively to the importance of individual differences for self-efficacy promotion and consideration in career counseling context. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Pós-Graduação em Psicologia.
Coleções
-
Ciências Humanas (7479)Psicologia (695)
Este item está licenciado na Creative Commons License