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dc.contributor.advisorTeixeira, Marco Antonio Pereirapt_BR
dc.contributor.authorOurique, Luciana Rubensanpt_BR
dc.date.accessioned2011-02-16T05:59:28Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27840pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo principal avaliar as relações da personalidade e da Auto-eficácia Profissional com o comportamento de planejamento de carreira de universitários. Participaram do estudo 213 alunos de graduação, de ambos os sexos, com idade média de 24,8 anos (dp=4,14). Os instrumentos utilizados foram um Questionário Sociodemográfico, as Escalas de Desenvolvimento de Carreira de Universitários e a Bateria Fatorial de Personalidade. Para a análise dos dados, foram realizadas correlações de Pearson, testes t e análises de regressão. Os resultados indicaram que a Auto-eficácia e a personalidade atuaram como preditores do Planejamento de Carreira. A Auto-eficácia Profissional esteve positivamente correlacionada com o Planejamento de Carreira. Ainda, o Neuroticismo (correlação negativa), a Extroversão e a Realização mostraram-se positivamente correlacionados com esta variável. Discute-se sobre a importância de se considerar as diferenças individuais e de se promover a auto-eficácia no contexto de aconselhamento de carreira.pt
dc.description.abstractThis study examined the role of personality and Professional Self-efficacy on university student’s career planning behavior. The sample was composed of 213 participants, male and female, with mean age of 24,8 years (sd=4,14). Three instruments were used: Factorial Battery of Personality, University Students Career Development Scales and Social Demographic Questionnaire. Data was submitted to Pearson correlation analysis, t-tests and regression analysis. Professional Self-efficacy and personality were found to have unique contributions on prediction of Career Planning. Moreover, Professional Self-efficacy was positively associated with Career Planning. Conscientiousness, low Neuroticism and Extraversion were positively associated with Career Planning. Results are discussed relatively to the importance of individual differences for self-efficacy promotion and consideration in career counseling context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCareer planningen
dc.subjectAuto-eficáciapt_BR
dc.subjectUniversity studentsen
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.subjectPersonalidadept_BR
dc.subjectPersonalityen
dc.subjectEstudantes universitáriospt_BR
dc.subjectSelf-efficacyen
dc.titleAuto-eficácia e personalidade no planejamento de carreira de universitáriospt_BR
dc.title.alternativeSelf-efficacy and personality on university student’s career planning en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000766543pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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