Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAragón, Rosanept_BR
dc.contributor.authorRosa, Giane Siciliani dapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-06T06:37:00Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276995pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação propõe-se a pesquisar a transferência na educação a distância, mediada pelas tecnologias, utilizando os conceitos de Freud e Lacan para analisar as manifestações do desejo de saber. O estudo foi realizado com alunas-professoras do curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade a distância (PEAD) em sua segunda edição. A metodologia consistiu em estudo de casos múltiplos (Yin, 2015), realizados a partir das produções escritas das alunas-professoras, registradas nos portifólio de aprendizagem (blog) e, em entrevistas semiestruturadas, realizadas com cinco alunas-professoras. Os dados foram analisados, utilizando a análise de discurso de Gaspard e Dunker (2010), considerando três categorias: (i) relações de sustentação – através das imagos parentais; (ii) relações com as tecnologias – através das resistências e potências transferenciais e (iii) relações com os efeitos da formação – através da percepção de mudança no modo de ser professora e seguir ou não buscando o conhecimento. Os resultados evidenciam que a transferência se constituiu em fator relevante para a permanência das alunas-professoras no curso e para o provocar do desejo de saber. As tecnologias digitais, ao atuarem como mediadoras das relações de sustentação e das interações com os diversos objetos de conhecimento propostos pelas interdisciplinas do curso, deram suportes potentes às aprendizagens, transformando resistências em potências. As alunas-professoras revelaram percepções de mudanças nas suas formas de atuar em suas salas de aulas, bem como o desejo de saber mais, que leva a busca constante de novos conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation proposes to research the transference in distance education, mediated by technologies, using the concepts of Freud and Lacan to analyze the manifestations of the desire to know. The study was implemented with student teachers of the Licentiate in Pedagogy course – distance mode (PEAD) in its second edition. The methodology consisted of a multiple case study (Yin, 2015), based on the written productions of the student-teachers, recorded in the learning portfolio (blog) and, in semi-structured interviews, carried out with five student-teachers. Data were evaluated using Gaspard and Dunker's (2010) discourse analysis, considering three categories: (i) support relationships – through parental imago; (ii) relationships with technologies – through resistance and transference powers and (iii) relationships with the effects of training – through the perception of change in the way of being a teacher and continuing or not seeking knowledge. The results show that the transfer constituted a relevant factor for the permanence of the student-teachers in the course and for their awakening of the desire to know. Digital technologies, by acting as mediators of interpersonal relationships and interactions with the various objects of knowledge proposed by the interdisciplines of the course, provided powerful support for learning, transforming resistance into potential. The student-teachers revealed perceptions of changes in their ways of acting in their classrooms, as well as the increase of the desire to know more, which leads to the constant search for new knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleA transferência em uma formação a distância : estudo de caso em um curso de pedagogia mediado por tecnologias digitaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001208084pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples