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dc.contributor.advisorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Rafael Barboza dospt_BR
dc.date.accessioned2024-08-03T06:32:32Zpt_BR
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/276925pt_BR
dc.description.abstractO Brasil se destaca na América Latina devido ao elevado índice de retenção escolar, um fenômeno que apresenta obstáculos significativos ao progresso das(os) estudantes ao longo de sua trajetória educacional, devido às repetidas reprovações. Nesse contexto, o presente estudo propõe uma análise das práticas pedagógicas e avaliativas adotadas por profissionais da Educação Básica egressas(os) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o objetivo de compreender tais práticas, relacionando-as às suas trajetórias educacionais e profissionais. Inspirados na teoria da ação de Bourdieu ([1966] 2007; [1979-1982] 2011) e na teoria disposicional de Lahire ([1995] 1997; [2002] 2004), examinamos as disposições ativadas durante a formação inicial em contraposição às demandadas no campo profissional, especialmente no que diz respeito às práticas pedagógicas e avaliativas. Utilizamos entrevistas compreensivas (Bourdieu [1993] 2008) com quatro docentes, enfocando suas lembranças de experiências associadas às práticas pedagógicas e avaliativas tanto enquanto estudantes como enquanto professores, com o propósito de compreender suas disposições em relação à avaliação. Este estudo contribui para uma melhor compreensão dos desafios enfrentados nas práticas pedagógicas e avaliativas no ensino de Ciências e Biologia, com implicações na formação de professoras(es). Observamos a predominância de uma disposição para a avaliação classificatória e meritocrática, cultivada ao longo das trajetórias educacionais e reforçada nos contextos escolares. No entanto, também identificamos disposições para a realização de práticas pedagógicas com ênfase em atividades laboratoriais e em trabalhos de campo, refletindo um esforço significativo da e dos entrevistados em desafiar os estudantes em seus estudos, valorizando o conhecimento científico.pt_BR
dc.description.abstractBrazil stands out in Latin America due to its high rate of school retention, a phenomenon that presents significant obstacles to students' progress throughout their educational journey, owing to repeated failures. In this context, the present study proposes an analysis of the pedagogical and assessment practices adopted by Basic Education professionals who graduated from the Bachelor's Degree in Biological Sciences at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), aiming to understand these practices and relate them to their educational and professional trajectories. Inspired by Bourdieu's theory of action ([1966] 2007; [1979-1982] 2011) and Lahire's dispositional theory ([1995] 1997; [2002] 2004), we examine the dispositions activated during initial training in contrast to those demanded in the professional field, particularly concerning pedagogical and assessment practices. We used comprehensive interviews (Bourdieu [1993] 2008) with four teachers, focusing on their recollections of experiences associated with pedagogical and assessment practices both as students and as teachers, to understand their dispositions towards assessment. This study contributes to a better understanding of the challenges faced in pedagogical and assessment practices in Science and Biology teaching, with implications for teacher education. We observed the predominance of a disposition towards classificatory and meritocratic assessment, cultivated throughout their educational trajectories and reinforced in school contexts. However, we also identified dispositions towards carrying out pedagogical practices with an emphasis on laboratory activities and fieldwork, reflecting a significant effort by the interviewees to challenge students in their studies, valuing scientific knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.titlePráticas Pedagógicas e Avaliativas: habitus moldado em trajetórias educacionais e profissionais de egressas(os) da Licenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001207955pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2024pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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