Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAragón de Nevado, Rosanept_BR
dc.contributor.authorBittencourt, Juliano de Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2011-02-04T05:59:28Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27672pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo desenvolveu-se na perspectiva de entrelaçar as pesquisas em Interação Humano- Computador – IHC com a Epistemologia Genética de Jean Piaget, visando delinear possíveis intersecções entre esses dois domínios no contexto de uma investigação prática. O Para tanto, esta dissertação, elegeu o desenvolvimento de um chat com uma interface 3D isométrica, destinado à crianças em processo de alfabetização, denominado Cooperativa do Conhecimento, como um problema interessante em IHC e, que podería ser investigado sob a perspectiva da teoria piagetiana. O estudo baseou-se na investigação dos processos cognitivos dos sujeitos em interação tanto com a Cooperativa do Conhecimento, quanto com o chat de interface tradicional. Foram realizados um total de 18 experimentos, cada um consistindo de uma sessão de chat, envolvendo, no total, 32 crianças do ensino fundamental. A análise dos dados foi desenvolvida considerando a evolução do processo de construção dos necessários, pelas crianças, em relação a interface dos softwares. Como resultado, foram elaboradas duas microgêneses da conceituação das atividades e dos mecanismos funcionais da Cooperativa do Conhecimento e do chat tradicional. Os resultados indicam que a proposta de interface para a Cooperativa do Conhecimento, elaborada neste estudo, favorece o desenvolvimento do processo de conceituação, tanto das atividades quanto dos mecanismos funcionais, ocasionando, que, os sujeitos consigam, muito mais cedo, estabelecerem a conversão como um possível dentro do ambiente, bem como, compreender as relações necessárias para tal ação.pt_BR
dc.description.abstractThe present study was developed with the goal of braiding the research in Human Computer Interaction – HCI with the Genetic Epistemology of Jean Piaget, in order to outline possible intersections between these theories in the context of a practical investigation. T For this purpose, this thesis, elected the development of a chat tool, with an isometric 3D interface, for children in the acquisition process of written language, named Cooperativa do Conhecimento, as an interesting problem in the field of HCI, that could be investigated with the piagetian theory. The study was based in the investigation of the child's cognitives process while in interaction with Cooperativa do Conhecimento and with a traditional chat. It was made a total of 18 experiments, each one consisting of a chat session, in a total of 32 primary school children. The results indicate that the interface proposal for Cooperativa do Conhecimento, developed in this study, fostered the development of the conceituation process, making, that the children stabilished the conversation as a possibility inside this environment earlier than in the traditional chat and understanded the necessary relations for this action.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual learning environmentsen
dc.subjectComputador na educaçãopt_BR
dc.subjectComputers in educationen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectHuman-computer interactionen
dc.subjectChat-interneten
dc.subjectRelação usuário-computadorpt_BR
dc.subjectEpistemologia genéticapt_BR
dc.subjectGenetic ephistemologyen
dc.subjectChatpt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleBrincando de conversar na cooperativa do conhecimento : o processo de apropriação da interface de chat por crianças de séries iniciaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000766485pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples