Memórias de formação: inventar com vozes artistas uma escrita em educação
dc.contributor.advisor | Fischer, Rosa Maria Bueno | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Daniela da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-07-20T06:21:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/276633 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese trata das narrativas de formação de três artistas e suas contribuições para o campo da educação. A partir de uma escrita ensaística, inspirada nos romances de formação, circunscrevemos o seguinte pressuposto: pensar os modos como Cecilia Vicuña, Conceição Evaristo e Emicida se tornam o que são, a partir de uma vida implicada na experiência da arte como formação de si. Para tanto, propomos um procedimento de pesquisa no qual exercitamos a escuta, o manuseio e a continuidade do que chamamos de narrativas de formação, grafias de formação e memórias de formação. A escrita orienta-se pelos campos da educação, da filosofia e da arte, para olhar a metodologia como um espaço de saber relacionado à experiência do pensamento. O substrato deste trabalho se compõe, assim, da reunião de arquivos em circulação, vindos de entrevistas audiovisuais, sonoras e escritas, de falas encontradas em vídeos, documentários, em livros e documentos diversos, a respeito das artistas e do artista. Em busca de cercar a noção de formação, apostamos em um direcionamento teórico que assume a inseparabilidade entre a arte, a vida e a educação, oferecendo pistas para pensar os modos como as vivências e as experiências com a arte contribuem para nos tornarmos o que somos. Cada ensaio é dedicado a uma das artistas e ao artista, movimentando uma plêiade de discussões, de autoras e autores, linguagens poéticas e campos de saber singulares. A partir de Cecilia Vicuña, colocamos em suspenso uma experiência e um trabalho com a arte, inspirados na ancestralidade andina e no pensamento ameríndio, como importante caminho de reflexão relacionado a uma educação interessada nos preceitos da alteridade, em que o sentir não é reduzido à razão. Já Emicida nos convoca a olhar para o ritmo e a poesia negra afro-brasileira, como uma chave de leitura para a educação, especialmente, relacionada à experiência e ao trabalho musical como um processo formativo que entrelaça saberes, a produção de existências e o direito à arte. Por fim, Conceição Evaristo chama a atenção para os movimentos da literatura, como uma importante linguagem no processo de nos constituirmos existencialmente, em particular quando refletimos sobre a relevância da escrita e do pensamento de mulheres negras, para uma educação que deseja superar ausências, apagamentos, e com isso, se tornar capaz de atualizar as histórias de nossa sociedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis approaches the narratives of formation of three artists and their contributions to the field of education. Departing from a an essayistic writing and inspired by novels of formation, the following assumption was drawn: to think about the ways in which Cecilia Vicuña, Conceição Evaristo and Emicida become what they are, from a life involved in the experience of art as a formation of the self. Therefore, we propose a research procedure in which we exercise the listening, handling and continuity of what we call narratives of formation, spellings of formation and memories of formation. The writing is guided by the fields of education, philosophy and art as a way to observe the methodology as a space of knowledge related to the experience of thought. Thus, the substrate of this work is composed by an array of files in circulation which are derived from audiovisual, sound and written interviews, as well as from speeches recorded in video, documentaries, books and several other documents about the artists. In search of grasping the notion of formation, we bet on a theoretical direction that assumes the inseparability between art, life and education, thereupon offering clues to think about the ways in which livingness and experiences with art contribute in the making of what we are. Each essay is dedicated to one of the artists, thus bringing upon a gathering of discussions, authors, poetic languages and unique fields of knowledge. Starting with Cecilia Vicuña, we evidence an experience and work with art inspired by Andean ancestry and Amerindian thought as an important path of reflection related to an education interested in the precepts of otherness, in which feelings are not reduced to reason. Emicida urges us to look at Afro-Brazilian rhythm and black poetry as a key for the reading of education, especially related to experience and music as a formative process that intertwines knowledge, the production of existences and the right to art. Lastly, Conceição Evaristo calls the attention to the movements of literature as an important language within the process of the existencial constitution, particularly when we reflect about the relevance of writing and thinking of black women for an education that aims to overcome abscences and deletions, henceforth, allowing it to update the stories of our society. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.title | Memórias de formação: inventar com vozes artistas uma escrita em educação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001206939 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2024 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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