Relações e parcerias colaborativas entre o conhecimento empírico e o conhecimento científico na prática de apicultura
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
A Ciência pode ser capaz de modificar padrões de ação pré-estabelecidos em um ambiente, desde que a abordagem utilizada pelo interlocutor esteja adequada ao público a quem ela é apresentada. Nas universidades alguns experimentos são conduzidos deixando de lado minúcias que somente o ambiente natural onde os fenômenos estudados acontecem pode revelar. Os espaços não-formais de educação podem ser aproveitados de maneira que o benefício na execução da pesquisa seja mútuo. Portanto, o presente trab ...
A Ciência pode ser capaz de modificar padrões de ação pré-estabelecidos em um ambiente, desde que a abordagem utilizada pelo interlocutor esteja adequada ao público a quem ela é apresentada. Nas universidades alguns experimentos são conduzidos deixando de lado minúcias que somente o ambiente natural onde os fenômenos estudados acontecem pode revelar. Os espaços não-formais de educação podem ser aproveitados de maneira que o benefício na execução da pesquisa seja mútuo. Portanto, o presente trabalho entendeu que na apicultura existe uma oportunidade de estreitar laços entre Ciência e a sabedoria adquirida através das experiências dos apicultores. Com objetivo de identificar a melhor forma de ensinar conceitos científicos para um grupo de apicultores, realizou-se um questionário preliminar para avaliar os conhecimentos prévios de cada participantes e pontos de fragilidade no saber dos mesmos. Após, elaborou-se uma Oficina Temática que trabalhou sob um cenário que é de interesse dos indivíduos: a suplementação da alimentação das abelhas e os processos bioquímicos envolvidos na proteção à sua saúde. Foram realizadas duas abordagens distintas, uma com apresentação de conceitos de forma teórica e outra com atividade experimental prática. Foi aplicado questionário para avaliar através da comparação entre os grupos, o número de acertos nas questões propostas, bem como análise descritiva das respostas. Os resultados mostram evidências de que há uma melhoria na fixação dos conteúdos quando o indivíduo se identifica com as atividades práticas propostas e com o ambiente onde aplica os conhecimentos que foi capaz de consolidar. ...
Abstract
Science may be capable of modifying pre-established patterns of action in an environment, as long as the approach used by the interlocutor is appropriate to the audience to whom it is presented. In the academic field, some experiments are conducted leaving aside factors that only the natural environment where the studied phenomena occurs can reveal. Using non-formal education spaces can make research being carried out mutually beneficial. Therefore, the present study understood that in beekeepi ...
Science may be capable of modifying pre-established patterns of action in an environment, as long as the approach used by the interlocutor is appropriate to the audience to whom it is presented. In the academic field, some experiments are conducted leaving aside factors that only the natural environment where the studied phenomena occurs can reveal. Using non-formal education spaces can make research being carried out mutually beneficial. Therefore, the present study understood that in beekeeping there is an opportunity to strengthen the ties between Science and the wisdom acquired through the experience of beekeepers. With the aim of identifying the best way to teach scientific concepts to a group of beekeepers, a preliminary questionnaire was applied to assess the prior knowledge of each participant as well as points of weakness in their understanding. Afterwards, a Thematic Workshop was created that worked under a scenario of interest to individuals: supplementing bees' nutrition and the biochemical processes involved in protecting their health. Two different approaches were utilized, one with presentation of concepts in a theoretical way and another with practical experimental activity. A questionnaire was applied to evaluate, through comparison between groups, the number of correct answers to the proposed questions, as well as descriptive analysis of the answers. The results shown evidence of an improvement in the retention of content when the individual identifies with the proposed practice and with the environment in which he applies the consolidated knowledge. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)
Este item está licenciado na Creative Commons License