Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Niqueli Streckpt_BR
dc.date.accessioned2024-04-05T06:22:16Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/274434pt_BR
dc.description.abstractEste estudo, realizado a partir de uma investigação narrativa, de cunho qualitativo, teve como estratégia de produção de dados o Grupo Focal, constituído por nove professoras de pré-escola, de escolas públicas e privadas de municípios da região de Vale do Rio Pardo. Teve como objetivos identificar fios que tecem fazeres pedagógicos na pré-escola, conhecer como as professoras participantes organizam suas práticas pedagógicas com as crianças no cotidiano da Educação Infantil, investigar e tornar visíveis modos distintos, plurais, artesanais de ser docente e estudar, com essas professoras, quais fios provocam seu fazer docente, que, por ser complexo, é tecido junto, no encontro, em uma perspectiva artesanal, que não separa o fazer e o pensar. A teoria da complexidade constituiu-se como escolha epistemológica, possibilitando discutir o conceito de artesania como superação da mecanização técnica, monótona e rotineira e sugerir possibilidades de conceber a docência com crianças pequenas como um fazer artesanal, articulado no pensar, sentir e avaliar esses processos. O estudo aponta a importância da discussão acerca do ofício docente, da técnica como fazer ético e estético na especificidade da docência na Educação Infantil, para a compreensão de características artesanais, como o vínculo entre a mão e a cabeça proposto por Sennett (2009), destacando maneiras e gestos de ser professora de crianças pequenas. A artesania intelectual e a narrativa, assumidas como tessitura metodológica, evidenciaram a escuta das professoras como princípio da pesquisa. Com as narrativas das professoras emergiram alguns fios que possibilitaram tecer ideias de como acontece a ação docente também para o grupo participante da pesquisa. Os fios encontrados foram: a constituição da professora artesã, que é tecida pelas histórias de vida, pelos começos plurais que possibilitam repertórios distintos, pela importância do tempo lento para a repetição que, por sua vez, provoca repertórios de gestos adquiridos que se tornam hábitos e que, portanto, constituem um conhecimento corporificado. Um dos fios, ainda, sublinha o envolvimento e o engajamento, os quais se costuram com as concepções de criança e de Educação Infantil. Ao se envolver e se engajar com o fazer pedagógico, a professora artesã qualifica suas próprias concepções e aprimora, portanto, o seu fazer. Por sua vez, o fio do diálogo da consciência material com a artesania docente, evidencia que é preciso, para o processo artesanal, conhecer as ferramentas pedagógicas. Ademais, o estudo aponta para a ideia de que as artesanias docentes se revelam com e pelos muitos modos de habitar a oficina, especialmente no que se refere ao acolhimento como gesto pedagógico, ao ambiente construído, à ação de planejar, ao registro e à 8 avaliação como marcas deixadas pelas professoras artesãs. Outro fio encontrado mostra a cooperação como habilidade e como vínculo pelo fazer juntos, o que explicita a importância do grupo, da escuta e da abertura como disponibilidade para a ação de compartilhar fazeres e reflexões a partir da consciência de um lugar coletivo. Dessa forma, a pesquisa defende uma costura de fios para a docência artesanal na pré-escola, compreendendo artesania como fazer dialógico, ético, estético, complexo e cooperativo.pt_BR
dc.description.abstractThis study, carried out from a narrative investigation, of a qualitative nature, had as a data production strategy the Focus Group, consisting of nine preschool teachers, from public and private schools in municipalities in the Vale do Rio Pardo region. It aimed to identify wires that weave pedagogical practices in preschool, to learn how the participating teachers organize their pedagogical practices with children in the daily routine of Early Childhood Education, to investigate and make visible distinct, plural, artisanal ways of being a teacher and studying, with these teachers, which wires provoke their teaching work, which, being complex, is woven together, in the meeting, in an artisanal perspective, which does not separate doing and thinking. Complexity theory was constituted as an epistemological choice, making it possible to discuss the concept of craftsmanship as overcoming technical, monotonous and routine mechanization and to suggest possibilities of conceiving teaching with young children as an artisanal activity, articulated in thinking, feeling and evaluating these processes. The study points to the importance of discussing the teaching profession, the technique, how to do ethically and aesthetically in the specificity of teaching in Early Childhood Education, for the understanding of craft characteristics, such as the link between the hand and the head proposed by Sennett (2009), highlighting ways and gestures of being a teacher of small children. Intellectual craftsmanship and narrative, assumed as a methodological structure, evidenced the teachers' listening as a research principle. With the narratives of the teachers, some wires emerged that made it possible to weave ideas of how the teaching action happens also for the group participating in the research. The wires found were: the constitution of the artisan teacher, which is woven by life stories, by plural beginnings that make possible different repertoires, by the importance of slow time for repetition that, in turn, provokes repertoires of acquired gestures that become habits and which, therefore, constitute embodied knowledge. One of the wires also underlines the involvement and engagement, which are sewn with the conceptions of children and Early Childhood Education. By getting involved and engaging with the pedagogical work, the artisan teacher qualifies her own conceptions and therefore improves her work. In its turn, the wire of dialogue between material consciousness and teaching craftsmanship shows that it is necessary, for the craft process, to know the pedagogical tools. In addition, the study points to the idea that teaching crafts reveal themselves with and through the many ways 10 of inhabiting the workshop, especially with regard to welcoming as a pedagogical gesture, the built environment, the action of planning, recording and evaluation, as marks left by the artisan teachers. Another wire found shows cooperation as a skill and as a bond for doing together, which explains the importance of the group, listening and openness as availability for the action of sharing actions and reflections from the awareness of a collective place. In this way, the research defends a sewing of wires for teaching crafts in preschool, understanding crafts as dialogic, ethical, aesthetic, complex and cooperative activities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducational Policiesen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTeaching craftsen
dc.subjectChild educationen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPedagogical doen
dc.subjectPre schoolen
dc.subjectNarrative researchen
dc.titleArtesanias docentes na educação infantil : fios que tecem o fazer pedagógico na pré-escolapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001166969pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples