Pesquisa-ação em uma turma de segundo ano
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo apresenta uma análise teórico-reflexiva sobre alfabetização, proporcionada por uma pesquisa-ação realizada com uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivos acompanhar e propiciar práticas que auxiliem e facilitem o processo de aquisição da leitura e escrita. Autores como Piaget, Ferreiro, Rangel e Fijalkow contribuíram para este estudo. Durante três meses, acompanhei ativamente a rotina de 22 alunos que ...
Este estudo apresenta uma análise teórico-reflexiva sobre alfabetização, proporcionada por uma pesquisa-ação realizada com uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivos acompanhar e propiciar práticas que auxiliem e facilitem o processo de aquisição da leitura e escrita. Autores como Piaget, Ferreiro, Rangel e Fijalkow contribuíram para este estudo. Durante três meses, acompanhei ativamente a rotina de 22 alunos que não frequentaram pré-escola. Duas testagens foram realizadas durante esse processo para conhecer as hipóteses dos alunos e orientar na escolha das atividades propostas para atender as necessidades específicas de cada aluno. A partir de observações realizadas na turma, notei que a agressividade nas relações e a falta de limites estavam atrapalhando as aprendizagens. A partir dessas dificuldades montamos uma rotina que valoriza o trabalho em grupo, regras, jogos cooperativos, leitura e escrita. O último teste aplicado na turma mostrou que 12 crianças avançaram do nível silábico e silábico alfabético para o alfabético, duas mantiveram-se na hipótese pré-silábica e 4 não compareceram no dia do teste. Essa evolução me leva a concluir que para que a alfabetização aconteça devemos investir em planejamentos que contemplem a socialização e as diversas áreas de conhecimentos, estimulando a troca de saberes entre os sujeitos do processo. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License