Pesquisa-ação em uma turma de segundo ano
dc.contributor.advisor | Rangel, Annamaria Píffero | pt_BR |
dc.contributor.author | Stocco, Liziane da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-01-12T05:59:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/27413 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta uma análise teórico-reflexiva sobre alfabetização, proporcionada por uma pesquisa-ação realizada com uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual de Porto Alegre. A pesquisa teve como objetivos acompanhar e propiciar práticas que auxiliem e facilitem o processo de aquisição da leitura e escrita. Autores como Piaget, Ferreiro, Rangel e Fijalkow contribuíram para este estudo. Durante três meses, acompanhei ativamente a rotina de 22 alunos que não frequentaram pré-escola. Duas testagens foram realizadas durante esse processo para conhecer as hipóteses dos alunos e orientar na escolha das atividades propostas para atender as necessidades específicas de cada aluno. A partir de observações realizadas na turma, notei que a agressividade nas relações e a falta de limites estavam atrapalhando as aprendizagens. A partir dessas dificuldades montamos uma rotina que valoriza o trabalho em grupo, regras, jogos cooperativos, leitura e escrita. O último teste aplicado na turma mostrou que 12 crianças avançaram do nível silábico e silábico alfabético para o alfabético, duas mantiveram-se na hipótese pré-silábica e 4 não compareceram no dia do teste. Essa evolução me leva a concluir que para que a alfabetização aconteça devemos investir em planejamentos que contemplem a socialização e as diversas áreas de conhecimentos, estimulando a troca de saberes entre os sujeitos do processo. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Cooperação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Pesquisa-ação em uma turma de segundo ano | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000764712 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1371)