A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho foi elaborado por meio de estudo de caso e de pesquisa-ação, a partir das vivências do período de estágio curricular, realizado numa turma de Jardim de uma escola pública de Porto Alegre, e também, através do estudo feito em uma turma de Maternal de uma escola particular da mesma cidade. A pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de auxiliar a criança no processo de compreensão de si e do outro, de entender os limites e ajudá-la a construir valores. O objetivo era proporcionar, ...
Este trabalho foi elaborado por meio de estudo de caso e de pesquisa-ação, a partir das vivências do período de estágio curricular, realizado numa turma de Jardim de uma escola pública de Porto Alegre, e também, através do estudo feito em uma turma de Maternal de uma escola particular da mesma cidade. A pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de auxiliar a criança no processo de compreensão de si e do outro, de entender os limites e ajudá-la a construir valores. O objetivo era proporcionar, através da literatura, contato com personagens que apresentavam características de comportamento semelhantes às observadas em ambas as turmas, para verificar se ocorria identificação e alteração de comportamentos. A questão que norteou a pesquisa foi: a utilização da literatura como recurso para abordar comportamentos infantis promoverá a melhora de relacionamento entre as crianças? A partir disso, foi criado um projeto específico. O referencial teórico está baseado nos estudos de Piaget, em autores da área de literatura e em pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento. Durante o desenvolvimento do projeto, observou-se a identificação das crianças com as histórias e a forma como se permitiam brincar com as suas características, além disso, o ambiente tornouse mais agradável. Conclui-se que, a partir do conhecimento de si, do outro e do trabalho realizado diariamente com as turmas, tal mudança se fez possível. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License