A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis
dc.contributor.advisor | Rangel, Annamaria Píffero | pt_BR |
dc.contributor.author | Acosta, Amanda Alvernoz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-01-12T05:59:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/27408 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho foi elaborado por meio de estudo de caso e de pesquisa-ação, a partir das vivências do período de estágio curricular, realizado numa turma de Jardim de uma escola pública de Porto Alegre, e também, através do estudo feito em uma turma de Maternal de uma escola particular da mesma cidade. A pesquisa foi desenvolvida com a finalidade de auxiliar a criança no processo de compreensão de si e do outro, de entender os limites e ajudá-la a construir valores. O objetivo era proporcionar, através da literatura, contato com personagens que apresentavam características de comportamento semelhantes às observadas em ambas as turmas, para verificar se ocorria identificação e alteração de comportamentos. A questão que norteou a pesquisa foi: a utilização da literatura como recurso para abordar comportamentos infantis promoverá a melhora de relacionamento entre as crianças? A partir disso, foi criado um projeto específico. O referencial teórico está baseado nos estudos de Piaget, em autores da área de literatura e em pesquisadores das diferentes áreas de conhecimento. Durante o desenvolvimento do projeto, observou-se a identificação das crianças com as histórias e a forma como se permitiam brincar com as suas características, além disso, o ambiente tornouse mais agradável. Conclui-se que, a partir do conhecimento de si, do outro e do trabalho realizado diariamente com as turmas, tal mudança se fez possível. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Identificação | pt_BR |
dc.title | A literatura como recurso para abordar comportamentos infantis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000764423 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)