Show simple item record

dc.contributor.advisorBarbosa, Maria Carmen Silveirapt_BR
dc.contributor.authorPecoits, Sariane da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2024-03-19T05:05:35Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/273841pt_BR
dc.description.abstractEssa tese tem como problemática a interpretação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em ações práticas, evidenciando as possibilidades de articulação entre tal normativa e os pressupostos das pedagogias da infância. As estratégias metodológicas desenvolveram-se a partir de um estudo de caso – referendado em STAKE (1998); YIN (2015); COCHRAN‐SMITH e LYTLE (2015) e ROGOFF (2005) –, no qual foi analisada a atuação da pesquisadora como professora referência de um grupo de crianças de 4 anos de idade, em uma escola pública municipal de Porto Alegre / RS, no ano de 2018. A interlocução teórica está fundamentada em estudos sobre Currículo e Pedagogia(s) da Infância, brasileiros e italianos, em articulação com os pensamentos dos filósofos Paulo Freire e John Dewey. O processo de interpretação dos dados, realizado a partir da análise de conteúdo, endossado por BARDIN (1995), permitiu estabelecer relações em torno de duas questões. A primeira diz respeito ao diálogo possível entre as pedagogias da infância e as normativas curriculares, como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) e a BNCC, tendo em vista uma prática ancorada nas pedagogias participativas. A segunda, articulada à primeira, refere-se à necessidade de estabelecermos um ponto de partida na elaboração de um currículo para a educação infantil que assegure às crianças seu direito de aprender, o qual deve destacar sua atuação nos processos de aprendizagem dos quais participa, bem como garanta a atualização do papel da professora na relação educativa. Tendo em vista essas duas elaborações, a análise dos dados produzidos evidenciou que: i) a possibilidade da produção de um currículo pautado nos pressuposto das pedagogias da infância, que cumpre as normativas curriculares, se dá na exigência de ressignificação das práticas na Educação Infantil, como: a composição de didáticas lúdicas, abertas e contextuais, estabelecidas a partir das relações entre as professoras e as crianças numa práxis dialógica e processual; ii) tais práticas, ao se constituírem na complexidade das experiências das crianças e no exercício de seus direitos de aprendizagem, não exclui o comprometimento da escola com os conhecimentos do patrimônio histórico, cultural científico e tecnológico. Por fim, conclui-se que a elaboração de um currículo pautado nos pressupostos acima descritos encontra na narrativa sua melhor forma de expressão.pt_BR
dc.description.abstractLa presente tesi studia l’interpretazione della Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (Indicazioni Nazionali per il Curricolo della scuola) attraverso le azioni pratiche, evidenziando le possibilità di articolazione tra questi regolamenti e i presupposti della pedagogia dell’infanzia. Le strategie metodologiche sono state sviluppate a partire da un caso di studio – citato in STAKE (1998); YIN (2015); COCHRAN‐SMITH e LYTLE (2015) e ROGOFF (2005) – dove è stato analizzato il ruolo di una ricercatrice come maestra di riferimento di un gruppo di bambini di 4 anni d’età, in una scuola pubblica comunale di Porto Alegre / RS (Rio Grande do Sul), nel 2018. La discussione teorica si basa su studi sul Curricolo e la (le) Pedagogia (e) dell’Infanzia, sia brasiliani che italiani, articolando i pensieri dei filosofi Paulo Freire e John Dewey. Il processo di interpretazione dei dati, condotto dall'analisi dei contenuti, secondo Bardin (1995), ha consentito di stabilire dei collegamenti tra due questioni. La prima riguarda il possibile dialogo tra le pedagogie dell’infanzia e i regolamenti curriculari, come as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) (le Linee Guida Nazionali per l’Educazione della prima Infanzia) e la BNCC, in vista di una pratica basata nelle pedagogie partecipative. La seconda, articolata alla prima, si riferisce alla necessità di stabilire un punto di partenza nell’elaborazione di un curricolo per la scuola dell’infanzia che garantisca ai bambini il diritto di imparare, mettendo in risalto il loro ruolo nei processi di apprendimento, oltre a garantire l’aggiornamento del ruolo dell’insegnante nel rapporto educativo. Alla luce di queste due questioni, l’analisi dei contenuti prodotti ha dimostrato che: I) la possibilità di produrre un curricolo basato sul presupposto delle pedagogie dell’infanzia, che sia conforme alle linee curriculari, si rivela nella necessità di ridefinizione delle pratiche nei Servizi Educativi per l’Infanzia, per esempio: l’elaborazione di attività didattiche ludiche, aperte e che siano contestualizzate, costituite dal rapporto tra le maestre e i bambini in una prassi dialogica e processuale; II) tali pratiche, quando si costituiscono nella complessità delle esperienze dei bambini e nell’esercizio dei loro diritti all’apprendimento, non escludono l’impegno della scuola con gli studi del patrimonio storico, scientifico-culturale e tecnologico. Conclude così che l’elaborazione di un curricolo basato sui presupposti sopra descritti trova nella narrazione la sua migliore forma di espressione.it
dc.description.abstractThis thesis aims to discuss the interpretation in practical actions of Brazilian National Common Curricular Base (BNCC in Brazil), highlighting the possibilities of articulation between the normatives and the principles of childhood pedagogy. The methodological strategies were developed from a case study - referred in STAKE (1998); YIN (2015); COCHRAN-SMITH and LYTLE (2015) and ROGOFF (2005) -, which analyzed the researcher's performance as a reference teacher of a group of 4-year-old children in a municipal public school in Porto Alegre, RS, Brazil, in the year 2018. The theoretical discussion is based on studies about Curriculum and Pedagogy of Childhood, done by Brazilians and Italians, in connection with the thoughts of philosophers Paulo Freire and John Dewey. The process of data interpretation, made from the content analysis, endorsed by BARDIN (1995), has allowed us the establishment of relations concerning two issues. The first refers to the possible dialogue between the pedagogy of childhood and curriculum regulations, such as the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education and the National Common Curricular Base, in an attempt to establish a practice anchored in participatory pedagogy. The second, connected to the first, refers to the need of establishing a starting point in elaboration of a curriculum for early childhood education that assures children their right to learn, highlighting their performance on the learning processes they participate, as well as guarantee the updating of teacher's role in the educational process. Considering these two statements, the analysis of the data produced shows that: i) the possibility of creating a curriculum based on the principles of pedagogy of childhood, which meets the curriculum standards, demanding for redefinition of practices in early childhood education, such as: i) The construction of a more playful, open and contextual didactics, established from the relations among teachers and children in a dialogical and procession praxis; ii) Such practices, when constituted in the complexity of the children's experiences and in the exercise of their learning rights, do not exclude the commitment of the school with the knowledge of the historical, cultural, scientific and technological heritage. Finally, it is concluded that the development of a curriculum based on the assumptions described above find in the narrative its best form of expression.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducazione della prima Infanziait
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCurricolo Scuolait
dc.subjectPedagogie dell’Infanziait
dc.subjectOrientamento Curricolareit
dc.subjectIndicazioni Nazionali per il Curricolo della Scuolait
dc.subjectEarly Childhood Educationen
dc.subjectCurriculumen
dc.subjectPedagogies of Childhooden
dc.subjectCurricular Standardsen
dc.subjectNational Common Curricular Baseen
dc.titleDireitos de aprendizagem na educação infantil : narrativas da experiência de uma professora no desenvolvimento de uma orientação curricularpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001136285pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record