Mostrar el registro sencillo del ítem
Educadoras eleitas para mandatos públicos em Caxias do Sul : trajetórias de reconhecimento
dc.contributor.advisor | Zitkoski, Jaime José | pt_BR |
dc.contributor.author | Dalla Vecchia, Marisa Virginia Formolo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-03-13T05:05:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/273458 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese é um exercício de produção de conhecimento, no processo de movimento dialético e na interpretação dos acontecimentos e das disposições encontradas na trajetória das mulheres eleitas, a fim de explicitar por que somos tão poucas as que participamos da disputa eleitoral e, em menor número ainda, as eleitas, bem como quanto avançou a luta feminina e feminista, através das ações dos mandatos. Partimos de um lugar: Caxias do Sul/RS; e de um tempo: 1960 a 2014. Os registros das trajetórias estudadas em autobiografias, biografias e entrevistas complementares estão no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (AHMJSA). Na interpretação dos acontecimentos vividos por nós, as mulheres eleitas, e no pensamento dos autores quer da sociologia, filosofia, história ou educação, construímos argumentos que dão significado às respostas a partir do vivido pelas eleitas, em nosso contexto. Guia-nos neste estudo a seguinte pergunta-problema: “Quais os acontecimentos (e os seus significados) que constituíram a nossa trajetória enquanto mulheres eleitas em Caxias do Sul, desde a esfera familiar ao reconhecimento na vida pública e no exercício dos mandatos, no período de 1960 a 2014?”. Esse questionamento ajudou a nortear o objetivo geral de interpretar, na trajetória das ‘poucas’ mulheres eleitas a mandatos político-partidários, os acontecimentos que nos constituíram para o reconhecimento à vida pública, em Caxias do Sul/RS. Também utilizamos fontes bibliográficas, entre as quais: Honneth (2009), Santos (2011), Caregnato (2013), Dussel (1990), Arendt (1998), Paviani (2013), Zitkoski (2013), Giron (2008), Menezes (2018), Machado (1998), Genro (2013), Ricoeur (1968), Freire (1974; 1982; 1996), Bourdieu (2015), Gutiérrez (1985), Fraser (2006; 2007), Scott (1994; 2005) e Butler (2018). Paralelamente à parte documental e bibliográfica, na metodologia, a produção de conhecimento ocorreu nas perspectivas dialética e hermenêutica. Como contribuição científica, é uma tese que deixa rastros históricos, sociais e pedagógicos, principalmente, por reconhecer a força da docência na conquista de mandatos eletivos, porque as mulheres eleitas, na sua maioria, são professoras ou educadoras sociais. É uma investigação que se torna oportuna a instituições públicas, partidos políticos e a mulheres que desejam ingressar ou já se encontram no universo político-eleitoral. Pois foi possível explicitar que há, para nós, mulheres, a necessidade contínua de participação na luta, a fim de superar a invisibilidade e constituir reconhecimento público. Fomos poucas as eleitas, pois vivemos em uma sociedade sem equidade de participação, de redistribuição e de reconhecimento como questão de justiça. A comunidade científica também fortalece essa discriminação por não dar visibilidade científica a essa luta desigual. Mas, então, a que devemos nossas vitórias eleitorais na desigualdade histórica e conjuntural vivida? A nossa identidade pública de educadoras em participação popular, marcada pelos acontecimentos e pela disposição de crer e agir; a força organizativa e articuladora dos partidos e das lutas sociais; e a correlação de forças políticas foram definidoras de nossas vitórias nos contextos eleitorais, mesmo em uma estrutura social patriarcal. Esta pesquisa é relevante e foi considerada pela banca original e inédita, mas tenho certeza que é incompleta, inacabada. Por isso, esperamos que outras se façam, contribuindo para explicitar ainda mais a participação feminina, a redistribuição e a luta pelo reconhecimento como questão de justiça, de democracia e liberdade, por uma humanização do mundo dentro de uma casa comum, preservando a mãe terra e se construindo num projeto de cuidado com a vida nos princípios do ecofeminismo como uma nova alternativa para a sociedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis is an exercise in the production of knowledge, the ongoing process of a dialectic and the interpretation of events and inclinations found along the trajectories of elected women, with the goal of explaining why so few of us run for office and still fewer are elected, let alone further feminist and women’s causes through mandates. We start from one place: Caxias do Sul/RS; and one time period: 1960 to 2014. The trajectories studied through autobiographies, biographies and complementary interviews are recorded in the Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (AHMJSA; Municipal Historical Archive João Spadari Adami). By interpreting the events that elected women have experienced, using ideas by theorists from sociology, philosophy, and the history of education, we construct arguments that contextualize and give meaning to their answers, based on the lived experiences of these elected women. The following question guides us through this study: What were the events (and their meanings) that constructed our trajectory as elected women in Caxias do Sul (from the family sphere to recognition in public life) and in the execution of our mandates, from 1960 to 2014? This question situates the general objective of interpreting, within the trajectories of the few women elected and given political mandates, the events that constituted our recognition in public life in Caxias do Sul/RS. We also used bibliographical sources, including: Honneth (2009), Santos (2011), Caregnato (2013), Dussel (1990), Arendt (1998), Paviani (2013), Zitkoski (2013), Giron (2008), Menezes (2018), Machado (1998), Genro (2013), Ricoeur (1968), Freire (1974; 1982; 1996), Bourdieu (2015), Gutiérrez (1985), Fraser (2006; 2007), Scott (1994; 2005) and Butler (2018). Along with these documentary and bibliographical elements, our methodology led to the production of knowledge within dialectical and hermeneutical perspectives. The principle scientific contributions of this thesis are its historical, social and pedagogical traces, mainly because it recognizes the strength of teaching in the triumph of election-based mandates because the elected women, in large part, are teachers or social educators. It is a useful investigation for public institutions, political parties, and women who wish to enter (or are already in) the political-electoral universe. This work made it possible to explain that there is, for us women, the ongoing need to participate in the struggle to overcome invisibility and achieve public recognition. Few of us were elected because we live in a society without equity in participation, where redistribution and recognition are matters of justice. The scientific community also strengthens this discrimination by not giving scientific visibility to this struggle against inequality. But then to what do we owe our electoral victories within historical inequality and short-term experience? Our public identity as educators in popular participation, marked by events and a willingness to believe and act; the organizing and articulating forces of parties and of social issues; and the correlation of political forces defined our victories in electoral contexts, as they occured within a patriarchal social structure. This research is relevant and was considered original and unpublished by the panel, but I am certain that it is incomplete and unfinished. To this end, we are waiting for others’ work, contributing to expose feminine participation even further, redistribution and the fight for recognition as questions of justice, of democracy and liberty, for a humanization of the world inside an ordinary home, preserving Mother Earth and building, within a project of caring for life, our principles of ecofeminism as a new alternative for society. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Women | en |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Politics | en |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Feminism | en |
dc.subject | Recognition | en |
dc.title | Educadoras eleitas para mandatos públicos em Caxias do Sul : trajetórias de reconhecimento | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001141565 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)