O que é uma autora ? autoficção e performatividade nas escritas da arte de Chris Kraus e Dora Longo Bahia
View/ Open
Date
2023Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Nessa pesquisa investigo a ideia do apagamento dos caracteres individuais do autor, elucidada por Michel Foucault em O que é um autor?, à luz de suas possíveis especificidades quando se trata de uma autora mulher. Partindo da crise das narrativas na história e crítica de arte que se fortalece nos anos 1990, chego nos conceitos-base de minha análise, a ideia de autoficção de Diana Klinger– que contempla o retorno do autor pós morte do autor e pós critica filosófica do sujeito – e a de performati ...
Nessa pesquisa investigo a ideia do apagamento dos caracteres individuais do autor, elucidada por Michel Foucault em O que é um autor?, à luz de suas possíveis especificidades quando se trata de uma autora mulher. Partindo da crise das narrativas na história e crítica de arte que se fortalece nos anos 1990, chego nos conceitos-base de minha análise, a ideia de autoficção de Diana Klinger– que contempla o retorno do autor pós morte do autor e pós critica filosófica do sujeito – e a de performatividade de Judith Butler– que delimita o gênero não como algo essencial mas sim como uma imitação persistente que passa-se como real. Como estudos de caso, exploro duas obras publicadas entre o final do século XX e o início do século XXI, momento em que identifico um aumento do compartilhamento da vida privada na esfera pública: I Love Dick (1997/2006), da norte-americana Chris Kraus, e Marcelo do Campo (1969- 1975) (2006) da paulistana Dora Longo Bahia. Por fim, analiso como cada autora à sua maneira, estabelece uma nova relação com a própria biografia e a partir dela cria uma obra de ficção. ...
Abstract
In this research I examine the ideia of the effacement of the individual characteristics of the writer in What is an author?, looking into its specifities in the cases when the author is a woman. I start from the narrative crises in History and art criticism that gained momentum in the 1990’s to arrive in the two basic concepts of my analysis: the idea of autoffiction from Diana Klinger – regarding the return of the author in a post-death of the author and post-philosophical critic of the subje ...
In this research I examine the ideia of the effacement of the individual characteristics of the writer in What is an author?, looking into its specifities in the cases when the author is a woman. I start from the narrative crises in History and art criticism that gained momentum in the 1990’s to arrive in the two basic concepts of my analysis: the idea of autoffiction from Diana Klinger – regarding the return of the author in a post-death of the author and post-philosophical critic of the subject context – and Judith Butler’s concept of performativity – which describes gender not as essential but as a persistent imitation the passes itself as real. As case studies, I investigate two books published between the end of the 20th century and the beginning of the 21st, a period I identify as characterized by an increase in the sharing of private life in the public sphere: I Love Dick (1997/2006) by North-American author Chris Kraus (1955-) and Marcelo do Campo (1969-1975) (2003/2006), by Brazilian author Dora Longo Bahia (1961-). I analyze how each author establishes a new relation with their own biograph and then creates a work of fiction based on it. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Collections
-
Visual Arts (483)
This item is licensed under a Creative Commons License
