O que é uma autora ? autoficção e performatividade nas escritas da arte de Chris Kraus e Dora Longo Bahia
dc.contributor.advisor | Santos, Alexandre Ricardo dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Taís Cardoso da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-25T03:51:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/271097 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nessa pesquisa investigo a ideia do apagamento dos caracteres individuais do autor, elucidada por Michel Foucault em O que é um autor?, à luz de suas possíveis especificidades quando se trata de uma autora mulher. Partindo da crise das narrativas na história e crítica de arte que se fortalece nos anos 1990, chego nos conceitos-base de minha análise, a ideia de autoficção de Diana Klinger– que contempla o retorno do autor pós morte do autor e pós critica filosófica do sujeito – e a de performatividade de Judith Butler– que delimita o gênero não como algo essencial mas sim como uma imitação persistente que passa-se como real. Como estudos de caso, exploro duas obras publicadas entre o final do século XX e o início do século XXI, momento em que identifico um aumento do compartilhamento da vida privada na esfera pública: I Love Dick (1997/2006), da norte-americana Chris Kraus, e Marcelo do Campo (1969- 1975) (2006) da paulistana Dora Longo Bahia. Por fim, analiso como cada autora à sua maneira, estabelece uma nova relação com a própria biografia e a partir dela cria uma obra de ficção. | pt_BR |
dc.description.abstract | In this research I examine the ideia of the effacement of the individual characteristics of the writer in What is an author?, looking into its specifities in the cases when the author is a woman. I start from the narrative crises in History and art criticism that gained momentum in the 1990’s to arrive in the two basic concepts of my analysis: the idea of autoffiction from Diana Klinger – regarding the return of the author in a post-death of the author and post-philosophical critic of the subject context – and Judith Butler’s concept of performativity – which describes gender not as essential but as a persistent imitation the passes itself as real. As case studies, I investigate two books published between the end of the 20th century and the beginning of the 21st, a period I identify as characterized by an increase in the sharing of private life in the public sphere: I Love Dick (1997/2006) by North-American author Chris Kraus (1955-) and Marcelo do Campo (1969-1975) (2003/2006), by Brazilian author Dora Longo Bahia (1961-). I analyze how each author establishes a new relation with their own biograph and then creates a work of fiction based on it. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Autoficction | en |
dc.subject | Kraus, Chris | pt_BR |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Bahia, Dora Longo | pt_BR |
dc.subject | Autoficção | pt_BR |
dc.subject | Writing | en |
dc.subject | Genero literario | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Crítica de arte | pt_BR |
dc.title | O que é uma autora ? autoficção e performatividade nas escritas da arte de Chris Kraus e Dora Longo Bahia | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001193855 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License

-
Visual Arts (486)