Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLópez Bello, Samuel Edmundopt_BR
dc.contributor.authorSantos, Andersonpt_BR
dc.date.accessioned2010-12-21T04:20:20Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/27043pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é, a partir de conceitos e problemas apresentados nos estudos acerca da Etnomatemática, relacionar a Matemática com práticas voltadas para o que é étnico, para o que é ético, para a prática artista, e para as relações de amizade a partir de dois focos: Primeiro, uma analítica interpretativa sobre a produção de discursos matemáticos observados sob a lente do pós-estruturalismo. Segundo, a análise de uma pesquisa que relaciona o pensamento matemático e a leitura da arte contemporânea, desenvolvido com três turmas de formandos do Ensino Fundamental em Porto Alegre. Este trabalho é marcado pelas teorizações Foucaultianas, bem como pelas produções teóricas acerca de arte e educação, educação matemática, e os estudos culturais, tudo entremeado pela presença de autores que observam a educação com o olhar pós-estruturalista. A dissertação busca fundamentar a necessidade de um olhar etnoéticomatemático para analisar e redesenhar conceitos e discursos tais como a ética e a amizade nas relações pedagógicas educador-educando, a procura de uma possível docência artista em Matemática. Compreendendo e respeitando as preocupações relacionadas ao Governo Etnomatemático, trazidas à tona principalmente por Lisete Bampi, a análise se desenvolve a fim de pensar uma Ética Etnomatemática, uma Etnomatemaética.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to study, from concepts and problems pointed in studies in Ethnomathematics, to relate mathematics with practices focused on what is ethnic, what is ethical, to na artistic practice, and the friendship, trough two outbreaks: First, an interpretative analytic analysis over the discourse on the production of mathematical observed under the lens of poststructuralism. Second, the analysis of a pratice that relates the mathematical logic, and the understanding of contemporary art, designed with three groups of students of elementary school at Porto Alegre. This work is marked by Foucaultian theories as well as by theoretical productions about art and education, mathematicas education and cultural studies, all punctuated by the presence of authors that observes the education with poststructuralist look. The dissertation aims to substantiate the need for a look at the ethnomathemaethical concept to analyze and redesign and discourses such as ethics and friendship in the teachers-student‘s pedagogic relations, the search for a possible artistic practice in mathematics. Understanding and respecting the concerns relating to the Government Ethnomatematics, brought up mainly by Lisete Bampi, the analysis is developed in order to consider an ethics Ethnomatematics, na Ethnomathemaethic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEthnomatematicsen
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEthnomathemaethicen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectArten
dc.subjectEducationen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEthicsen
dc.subjectAmizadept_BR
dc.subjectFriendshipen
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectBampi, Lisete Reginapt_BR
dc.subjectPoststructuralismen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFoucault, Michaelen
dc.subjectBampi, Lisetteen
dc.titleEtnomatemaética : um olhar ético sobre um jogo e suas regraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000763009pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples