Governo etnomatemático : tecnologias do multiculturalismo
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Data
2003Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
A partir da perspectiva foucaultiana do governo, utilizando-me das ferramentas analíticas de tecnologias de governo e de racionalidades políticas, analiso um conjunto de artigos publicados em revistas especializadas, em anais de encontros científicos, nacionais e internacionais, além de teses, dissertações e trabalhos apresentados em conferências, congressos e em aulas virtuais. Demonstro como a Etnomatemática, enquanto um dispositivo de governo multicultural, operacionaliza-se por meio do exer ...
A partir da perspectiva foucaultiana do governo, utilizando-me das ferramentas analíticas de tecnologias de governo e de racionalidades políticas, analiso um conjunto de artigos publicados em revistas especializadas, em anais de encontros científicos, nacionais e internacionais, além de teses, dissertações e trabalhos apresentados em conferências, congressos e em aulas virtuais. Demonstro como a Etnomatemática, enquanto um dispositivo de governo multicultural, operacionaliza-se por meio do exercício do que denominei de tecnologias do multiculturalismo, (re)atualizando modos de governo multiculturais específicos. A análise produz dois conjuntos demonstrativos de tecnologias: Ordenando poder-saber e Esculpindo o eu. No primeiro conjunto, descrevo as tecnologias de Produção de identidades e as de Hierarquização de diferenças, mostrando como elas se constituem em instrumentos de governo, comportam todo um conjunto de níveis de aplicação e de alvos, hierarquizam modos de existência singulares e os fixam em uma identidade etnomatematizada; no segundo, analiso as tecnologias do eu Reflexivo, Sentimental, Cidadão e Livre, demonstrando como o dispositivo etnomatemático governa a subjetividade, põe a funcionar essas tecnologias, combinando-as com variadas técnicas, procedimentos e práticas específicas de governo. Ao concluir esta pesquisa, argumento sobre a produtividade analítica que a perspectiva foucaultiana oferece para, quem sabe, transgredir fronteiras que conformam os indivíduos em uma identidade (re)conhecida e (re)conhecível, criar experiências curriculares e educacionais renovadas pela possibilidade de uma constante atualização de modos de existência para além de uma subjetividade etnomatematizada. ...
Abstract
From the Foucaultian perspective of government, using the analytical tools of technologies of government and political rationalities, I analyze a collection of papers published in specialized magazines, international and national proceedings of scientific meetings, in addition to theses and dissertations presented in conferences and virtual classes. I demonstrate how Ethnomathematics, as a device of multicultural government, becomes operational through the practice of what I designate technolog ...
From the Foucaultian perspective of government, using the analytical tools of technologies of government and political rationalities, I analyze a collection of papers published in specialized magazines, international and national proceedings of scientific meetings, in addition to theses and dissertations presented in conferences and virtual classes. I demonstrate how Ethnomathematics, as a device of multicultural government, becomes operational through the practice of what I designate technologies of multiculturalism, (re)actualizing specific multicultural forms of government. The analysis produces two demonstrative sets of technologies: Ordering powerknowledge and Sculpturing the self. In the first set I describe the technologies of Production of identities and those of Hierarchization differences. I then show how they become instruments of government, admit a whole variety of levels of application and targets, hierarchize singular ways of existence, and fix them in an ethnomathematized identity. In the second set I analyze the technologies of the Reflective, Sentimental, Citizen and Free self, showing how the ethnomathematical device rules the subjectivity, putting them to work and combining them with various techniques, procedures and specific practices of government. In the conclusion of this research I argue about the analytical productivity offered by the Foucaultian perspective for, who knows, the transgression of borders that conform the individuals to a (re)cognized and (re)cognizable identity, the creation of curricular and educational experiences renewed by the possibility of a constant actualization of ways of existence beyond the ethnomathematized subjectivity. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Coleções
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Ciências Humanas (7443)Educação (2496)
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