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dc.contributor.advisorKarnopp, Lodenir Beckerpt_BR
dc.contributor.authorZanini, Joseane Marilei Baldassari Velosopt_BR
dc.date.accessioned2023-11-09T03:19:59Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/266831pt_BR
dc.description.abstractNesta dissertação apresento uma investigação acerca das representações envolvidas na tarefa educativa através das narrativas de alunos e professoras de escolas de surdos. Assim, o presente trabalho buscou responder ao seguinte problema de pesquisa: quais são as representações de alunos surdos e docentes sobre a tarefa educativa na Educação de Surdos? Trouxe como objetivos: a) identificar as narrativas de professores e alunos sobre usos dos recursos e estratégias pedagógicas em sala de aula; b) discutir representações da tarefa educativa nas salas de aula. Partindo desses objetivos, utilizei as entrevistas da pesquisa “Produções Culturais Surdas no Contexto da educação Bilíngue”, coordenada por pesquisadoras do GIPES: Karnopp, Klein e Lunardi-Lazzarin (2018). A articulação teórica desta dissertação a partir dos conceitos de narrativa, que são utilizados de acordo com os estudos das autoras Karnopp e Klein (2016) e Silveira (2011). O conceito de representação ocorre a partir das contribuições e estudos de Hall (2016), e o conceito de tarefa educativa se baseia na proposta de Biesta (2020). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa envolvendo o uso e análise de entrevistas com 16 professoras e 24 alunos de escolas bilíngues para surdos. O Corpus da presente pesquisa foi coletado no ano de 2018. Das recorrências e singularidades encontradas nas entrevistas foi possível organizar dois blocos de análise. O primeiro bloco analítico indica a compreensão da leitura e escrita como decodificação e reprodução de cópias descontextualizadas, a literatura como um contraponto, e a significação do texto a partir de práticas bilíngues na tarefa educativa de sala de aula. O segundo bloco de análise se refere aos aspectos visuais através do uso de materiais concretos, ou da experiência corporal que vai para além do visual, mas explora os sentidos de maneira mais ampla. Desta forma, as práticas narradas nesta dissertação remetem, em sua maioria, que os modos de ser surdo que a tarefa educativa tem produzido na educação de surdos em relação ao ensino das línguas mostra a desigualdade do uso das línguas através das escolhas metodológicas utilizadas nas escolas bilíngues. Mesmo com toda a defesa da Libras como língua principal para o desenvolvimento do aluno, ou seja, a língua de instrução, em algumas narrativas fica evidente que língua de sinais é colocada na condição de língua de apoio ao aprendizado do Português. Além disso, alguns excertos evidenciam narrativas que indicam que objetivo do ensino está pautado em aprender o português.pt_BR
dc.description.abstractIn this thesis, I present an investigation of the representations involved in the educational task, through the narratives of students and teachers of schools for the deaf. With that, this research aimed to answer the following question: “What are the representations of deaf students and deaf teachers about the educational task in Deaf Education?” The objectives are: a) to identify the narratives of teachers and students about the use of resources and pedagogical strategies in the classroom; b) to discuss representations of the educational task in the classrooms. With these objectives, I used the research interviews “Cultural deaf productions in the context of bilingual education”, coordinated by the GIPES researchers: Karnopp, Klein, and Lunardi- Lazzarin (2018). The theoretical articulation starts from the main narrative concepts, which are used according to the studies of the authors Karnopp and Klein (2016) and Silveira (2001). The concept of representation occurs from Hall (2016), and the concept of the educational task is based on the proposal of Biesta (2020). This is qualitative research that involves the use and analysis of interviews with 16 teachers and 24 students, from specific schools for the deaf. The corpus of this research was collected in 2018. The recurrences and singularities that were found in the interviews made it possible to organize two analysis blocks. The first analytical block indicates the understanding of reading and writing as decoding and reproduction of decontextualized copies, literature as a counterpoint, and the meaning of the text based on bilingual practices in the educational task in the classroom. The second block of analysis refers to visual aspects through the use of concrete materials, or bodily experience that goes beyond the visual, but explores the senses in a broader way. In this way, the practices narrated in this dissertation indicate, for the most part, that the ways of being deaf that the educational task has produced in the education of deaf people in relation to language teaching shows the inequality in the use of languages through the methodological choices used in schools. bilingual. Even with all the defense of Libras as the main language for student development, that is, the language of instruction, in some narratives it is evident that sign language is placed in the condition of a supporting language for learning Portuguese. Furthermore, some excerpts show narratives that indicate that the objective of teaching is based on learning Portuguese.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectEducational Tasken
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectBilingual Education for the deafen
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectPedagogical resources and strategiesen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titleNarrativas sobre a tarefa educativa em escolas de surdospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001186554pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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