Navegação Ciências Humanas por Assunto "Prática de ensino"
Resultados 1-20 de 20
-
Ainda precisamos conversar sobre corpo e raça com professores/as de educação infantil
(2019) [Capítulo de livro]Resumo não disponível -
Apresentação
(2019) [Texto de apresentação/encerramento] -
Apresentação
(2022) [Texto de apresentação/encerramento] -
Os arredores da escola : lugarizando a aprendizagem, vivenciando a geografia por meio de maquestes e cordel
(2016) [Capítulo de livro] -
Caleidoscópio educacional : novos olhares para as políticas, práticas e diversidades na contemporaneidade
(Pragmatha, 2022) [Livro] -
Cultura lúdica na era digital : possíveis implicações das mídias eletrônicas para o comportamento infanto-juvenil
(2019) [Capítulo de livro]Resumo não disponível -
Ensino da geografia : espacialidades e neurociência
(2019) [Capítulo de livro]Realizamos neste capítulo, uma breve viagem pelo universo que há em nossa mente, transitamos pelo Espaço Geográfico, pelo ensino de Geografia, pela Epistemologia Genética e pelas Neurociências Cognitivas. Inicialmente, ... -
Ensino de geografia, rupturas, permanências e a complexidade : quais as aproximações possíveis?
(2019) [Capítulo de livro]Como é ser professor de Geografia na contemporaneidade? Quais caminhos podem ser tomados na formação docente frente às expectativas da sociedade da informação? Existe no presente uma racionalidade pedagógica, ou não? Através ... -
Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar
(2019) [Capítulo de livro]O texto procura destacar as dissertações de cinco mestres do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Bohrer, Borges, Cardoso (2016), Cardoso (2017) e Menezes. Sem a pretensão ... -
Fugir do tédio e do denuncismo : mestres com fome e em busca de ensino e aprendizagem significativas
(2016) [Capítulo de livro] -
Geografia escolar : as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia
(2019) [Capítulo de livro]O presente artigo visa investigar a epistemologia do professor de Geografia. Ou seja, conhecer as concepções epistemológicas de Geografia e de Educação que assentam as práticas educativas de professores e acadêmicos de ... -
A importância do sentindo nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um (re)conhecimento entre o seujeito e o mundo
(2019) [Capítulo de livro]O presente trabalho possui como tema a importância da presença de sentido nas aulas de Geografia. Nossa delimitação analítica está pautada na relação do sentido (FRANKL, 2008) como facilitador ou não do processo de ... -
A importância do tempo na leitura do espaço : reflexões a partir da espacialidades e das temporalidades nas representações dos alunos do 5º ano no contexto da pré-história
(2019) [Capítulo de livro]O presente texto coloca a necessidade de discutir o compromisso do professor da área de Ciências Humanas em compreender o processo que envolve a cognição dos Sujeitos alunos, bem como o significado das representações que ... -
Para pensar a docência na educação infantil
(Evangraf, 2019) [Livro] -
Os "pequenos notáveis" : fragmentos de leituras das espacialidades geográficas
(2019) [Capítulo de livro]Resumo não disponível -
A qualidade da/na Educação Infantil : da efetivação do direito no contexto da escola
(2019) [Capítulo de livro]Resumo não disponível -
O que o lugar do educando nos ensina ? Saberes para aprendizagem da Geografia
(2021) [Capítulo de livro]O texto retrata a importância da prática docente a partir do lugar de quem aprende. Reflete-se sobre o distanciamento produzido entre professores e estudantes na ausência do conhecimento do lugar, bem como a necessidade ... -
Questionamentos de uma professora de arte sobre o ensino de arte na contemporaneidade
(2019) [Capítulo de livro]Resumo não disponível -
Reflexões sobre o atendimento à diversidade na educação infantil
(2019) [Capítulo de livro]Resumo não disponível -
Rodas poéticas : experiências lúdicas de linguagem na educação infantil
(2019) [Capítulo de livro]Resumo não disponível