Ensino de geografia, rupturas, permanências e a complexidade : quais as aproximações possíveis?
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Assunto
Resumo
Como é ser professor de Geografia na contemporaneidade? Quais caminhos podem ser tomados na formação docente frente às expectativas da sociedade da informação? Existe no presente uma racionalidade pedagógica, ou não? Através desses e de outros questionamentos, o artigo tem como objetivo encetar uma reflexão acerca do ensino enquanto uma emancipação docente e discente, alicerçada na oportunidade à criatividade que trabalhe pela incerteza. Para isso, é elencado o pensamento complexo e seus princí ...
Como é ser professor de Geografia na contemporaneidade? Quais caminhos podem ser tomados na formação docente frente às expectativas da sociedade da informação? Existe no presente uma racionalidade pedagógica, ou não? Através desses e de outros questionamentos, o artigo tem como objetivo encetar uma reflexão acerca do ensino enquanto uma emancipação docente e discente, alicerçada na oportunidade à criatividade que trabalhe pela incerteza. Para isso, é elencado o pensamento complexo e seus princípios, presentes na obra de Edgar Morin, no âmbito de uma conexão com a instituição Escola. Argumentamos que um conhecimento aproximativo, provisório e unido pela totalidade da cultura, da biologia e da sociedade, constitui uma âncora para o professor ressignificar sua prática e dar sentido ao seu conhecimento. Representa, de forma semelhante, um ideal de planejamento didático como artefato estratégico, consciente das aleatoriedades do espaço social e aberto às aventuras do acaso e da imprevisibilidade histórica. ...
Abstract
What means being a geography teacher nowadays? Which ways can be taken in teacher training considering information society? Is there really a pedagogical reasoning? These and other questions are useful to bring out a reflexion about teaching while a teacher and student enfranchisement process grounded on creativity and uncertainty. To achieve this goal we rely on the theoretical support of The Complexity Theory of Edgar Morin by bringing together complex thinking principles and school. We defen ...
What means being a geography teacher nowadays? Which ways can be taken in teacher training considering information society? Is there really a pedagogical reasoning? These and other questions are useful to bring out a reflexion about teaching while a teacher and student enfranchisement process grounded on creativity and uncertainty. To achieve this goal we rely on the theoretical support of The Complexity Theory of Edgar Morin by bringing together complex thinking principles and school. We defend a kind of knowledge that is approachable, provisional and bound by the totality of culture, biology and society. Such knowledge may be the foundation under which teacher can resignify his practice and make his knowledge meaningful. It also represents an ideal of educational planning as a strategic device aware of the social space randomness and open to adventures of chance and historical unpredictability. ...
Contido em
Movimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 247-258
Coleções
-
Livros e Capítulos de Livros (5613)Ciências Humanas (1783)
Este item está licenciado na Creative Commons License