A importância do sentindo nas aulas de geografia : possíveis caminhos para um (re)conhecimento entre o seujeito e o mundo
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Data
2019Tipo
Resumo
O presente trabalho possui como tema a importância da presença de sentido nas aulas de Geografia. Nossa delimitação analítica está pautada na relação do sentido (FRANKL, 2008) como facilitador ou não do processo de ensino-aprendizagem em Geografia. O caminho investigativo emprega o Paradigma da Complexidade (Morin, 2011) como desafio para a compreensão do mundo pautado nas técnicas da Pesquisa Qualitativa. As lentes desta pesquisa estão projetadas a partir do estudo do Espaço Geográfico (SANTOS ...
O presente trabalho possui como tema a importância da presença de sentido nas aulas de Geografia. Nossa delimitação analítica está pautada na relação do sentido (FRANKL, 2008) como facilitador ou não do processo de ensino-aprendizagem em Geografia. O caminho investigativo emprega o Paradigma da Complexidade (Morin, 2011) como desafio para a compreensão do mundo pautado nas técnicas da Pesquisa Qualitativa. As lentes desta pesquisa estão projetadas a partir do estudo do Espaço Geográfico (SANTOS, 2014), da Paisagem (SOUZA, 2015) e do Lugar (TUAN, 2012). A pesquisa possui como preocupação inicial o estudo de caminhos metodológicos que propiciem a percepção do sentido nas aulas, por meio da criação, vivência e atitude dos estudantes, a fim de que tenhamos clareza epistemológica para buscarmos aproximações com as demandas da área do ensino de Geografia. A datar disso, problematizamos os desafios que encontramos nas salas de aula, as proximidades que esta ciência pode possuir com o estudo do sentido e investigamos as possibilidades que favorecem maior atribuição do mesmo por parte dos alunos. ...
Abstract
The present work has as theme the importance of the presence of meaning in Geography’s classes. Our analytical delimitation is based on the relationship of meaning (FRANKL, 2008) as a facilitator or not of the teaching-learning’s process in Geography. The investigative way applies the Complexity’s Paradigm (Morin, 2011) as a challenge for the understanding of the world based on Qualitative Research Techniques. The lenses of this research are projected from the study of Geographic Space (SANTOS, ...
The present work has as theme the importance of the presence of meaning in Geography’s classes. Our analytical delimitation is based on the relationship of meaning (FRANKL, 2008) as a facilitator or not of the teaching-learning’s process in Geography. The investigative way applies the Complexity’s Paradigm (Morin, 2011) as a challenge for the understanding of the world based on Qualitative Research Techniques. The lenses of this research are projected from the study of Geographic Space (SANTOS, 2014), Landscape (SOUZA, 2015) and of Place (TUAN, 2012). The research has as initial concern the study of methodological ways that enable the sense’s perception in the classes, through the creation, experience and attitude of the students, in order that we have epistemological clarity to seek approximations with demands of the Geography teaching’s area. From this, we problematize the challenges that find in the classrooms, the proximities that this science can possess with the study of meaning and we investigate the possibilities that favor a large attribution of the same on the part of the students. ...
Contido em
Movimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 199-216
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