Ensino da geografia : espacialidades e neurociência
Visualizar/abrir
Data
2019Tipo
Assunto
Resumo
Realizamos neste capítulo, uma breve viagem pelo universo que há em nossa mente, transitamos pelo Espaço Geográfico, pelo ensino de Geografia, pela Epistemologia Genética e pelas Neurociências Cognitivas. Inicialmente, buscamos levantar inquietações relacionadas ao (sub)espaço geográfico escola e o ensino de Geografia. A seguir, com o auxílio do Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, viajamos até a galáxia da Neurociência analisando como ela pode contribuir, ou não, para a prática docente n ...
Realizamos neste capítulo, uma breve viagem pelo universo que há em nossa mente, transitamos pelo Espaço Geográfico, pelo ensino de Geografia, pela Epistemologia Genética e pelas Neurociências Cognitivas. Inicialmente, buscamos levantar inquietações relacionadas ao (sub)espaço geográfico escola e o ensino de Geografia. A seguir, com o auxílio do Paradigma da Complexidade, de Edgar Morin, viajamos até a galáxia da Neurociência analisando como ela pode contribuir, ou não, para a prática docente na formação de sujeitos professores. Nesta viagem, nos propomos a investigar a necessidade de um trabalho que reflita sobre as práticas de ensino de Geografia a partir da aproximação dos estudos em Epistemologia Genética e Neurociência. Não fornecemos um roteiro definitivo, contudo, buscamos apresentar uma possibilidade de Epistemologia do sujeito professor de Geografia, dotada de sentido, nestes, que parecem ser infinitos universos: o espaço e a mente. ...
Abstract
In this chapter, we make a brief journey through the universe that is in our mind, we move through Geographic Space, Geography teaching, Genetic Epistemology and Cognitive Neurosciences. Initially, we sought to raise concerns related to the (Sub) Geographical Space School and the Geography Teaching. Next, with the help of Edgar Morin’s Paradigm of Complexity, we travel to the galaxy of Neurosciences analyzing how it can contribute, or not, in teaching practice in the formation of Teaching Subje ...
In this chapter, we make a brief journey through the universe that is in our mind, we move through Geographic Space, Geography teaching, Genetic Epistemology and Cognitive Neurosciences. Initially, we sought to raise concerns related to the (Sub) Geographical Space School and the Geography Teaching. Next, with the help of Edgar Morin’s Paradigm of Complexity, we travel to the galaxy of Neurosciences analyzing how it can contribute, or not, in teaching practice in the formation of Teaching Subjects. In this trip we propose to investigate the need of a work that reflects on the practices of Teaching Geography from the approach of the studies in Genetic Epistemology and Neurosciences. We do not provide a definite script, however, we seek to present a possibility of Epistemology of the Subject Professor of Geography endowed with sense in these that seem to be infinite universes: space and the mind. ...
Contido em
Movimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 33-48
Coleções
-
Livros e Capítulos de Livros (5609)Ciências Humanas (1783)
Este item está licenciado na Creative Commons License