A compreensão de leitura em criança em situação de acolhimento institucional : dificuldade e intervenção - um estudo de caso
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho trata-se de um estudo de caso com foco no desenvolvimento de compreensão de leitura com uma pré-adolescente em situação de acolhimento institucional. Depois de aplicar algumas tarefas de leitura como pré-teste, foram realizadas as intervenções que compõem o Programa LE - Leitura e Encantamento (Corso, 2018) que visa o favorecimento da compreensão de leitura (CL) e das funções executivas (FE) a partir de atividades com contos literários e fábulas. As intervenções foram realizadas c ...
Este trabalho trata-se de um estudo de caso com foco no desenvolvimento de compreensão de leitura com uma pré-adolescente em situação de acolhimento institucional. Depois de aplicar algumas tarefas de leitura como pré-teste, foram realizadas as intervenções que compõem o Programa LE - Leitura e Encantamento (Corso, 2018) que visa o favorecimento da compreensão de leitura (CL) e das funções executivas (FE) a partir de atividades com contos literários e fábulas. As intervenções foram realizadas com Luana, uma criança que se encontra em situação de acolhimento institucional. A institucionalização demonstra ser fator contribuinte para uma possível dificuldade de aprendizagem, fato que dificulta a permanência de crianças em situação de acolhimento em ambientes escolares. Os pós-testes permitiram observar significativos avanços nas habilidades de decodificação, fluência e CL. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1400)
Este item está licenciado na Creative Commons License